Linha 7-Rubi da CPTM passa a operar somente com trens novos

A Linha 7-Rubi funciona agora somente com trens novos. A partir desta semana, somente composições com ar-condicionado e salão contínuo de passageiros da série 9500 circulam entre as estações Luz e Jundiaí. Assim, saem de cena os trens da série 1700 que fizeram história na ferrovia do país.

Eles entraram em circulação em 1987 com a pompa de serem os trens mais velozes do Estado de São Paulo. Foram os primeiros a contar com oito vagões e chegaram trazendo um novo sistema de motor.

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  • Em seus dias de glória na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da Rede Ferroviária Federal, os passageiros se aglomeravam na plataforma para esperá-los, pois possuíam mais bancos e espaço interno maior em relação às demais composições da época.

    Após cerca de 60 milhões de quilômetros rodados, o que equivale a 156 viagens da Terra à Lua, ainda circulavam até a semana passada no trecho entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. A CPTM estuda o destino que será dado às composições.

    As 12 unidades foram fabricadas pela Marfesa, a maior e mais importante indústria ferroviária nacional da época, que foi vendida para a iniciativa privada em 1995. A frota foi incorporada à CPTM em 1992, quando a empresa foi criada.

    A CPTM herdou as linhas da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, do governo federal, e da Fepasa, do governo estadual. A cor original dos 1700 era prata. Na reforma feita no ano 2000, foram pintados de azul e tiveram todos os sistemas revisados ou trocados.

    Renovação da frota

    A renovação de toda a frota da Linha 7-Rubi, que transporta quase meio milhão de passageiros por dia, foi possível após a entrega no dia 27 de junho da última composição dos 30 trens fabricados pelo Consórcio Hyundai-Rotem.

    As composições integram o lote de 65 unidades compradas pelo Governo do Estado de São Paulo a fim de aprimorar o transporte ferroviário na Região Metropolitana de São Paulo. Já entraram em operação 64 composições, sendo 30 composições para a Linha 7-Rubi e 34 composições para a Linha 11-Coral. A última deve ser entregue até o fim do ano para a Linha 11-Coral.

    Além de ar-condicionado e salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os novos trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Há sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, mapa com indicação luminosa das estações para deficientes auditivos e áudio para deficientes visuais.

    As composições dispõem ainda de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

    A CPTM está readequando a frota conforme a necessidade operacional, de forma a padronizar as linhas. Desde 2007, já entraram em operação 169 novos trens em todas as linhas da Companhia.

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