Linha 10-Turquesa da CPTM recebe trens da série 7000

Entraram em circulação 12 trens da série 7000. A linha também vai ganhar uma estação nova e terá melhorias no sistema de energia e sinalização

144
Trrem série 7000
Trem da série 7000 (Foto: Divulgação/CPTM)
Publicidade

O governo estadual anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 10 de julho, o início da operação de 12 trens da série 7000 para a Linha 10-Turquesa da CPTM, beneficiando os moradores da região do ABC.

A frota traz, entre os principais benefícios aos passageiros, a facilidade no embarque e desembarque, porque cada vagão dessas composições possui quatro portas. Nos vagões dos trens antigos da série 2100 eram apenas duas portas.

A Linha 10-Turquesa passa a contar com o total de 18 trens, sendo seis trens da série 7500 que já estavam em circulação. A comunicação da CPTM com os passageiros dentro do trem também ficou mais eficiente.

Além de um sistema de som mais avançado tecnologicamente, cada vagão conta com monitores para mensagens visuais. O ar-condicionado dos trens da série 7000 possui um sistema de distribuição melhor do que os antigos.

Foi anunciada também para a Linha 10-Turquesa a retomada dos contratos de energia e sinalização neste semestre. A conclusão dessas obras possibilitará a redução do intervalo entre os trens. Também estão sendo feitas reformas de acessibilidade nas estações para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Quem utiliza a Linha 10-Turquesa também ganhará uma nova estação de trem. A CPTM assinou convênio com a Prefeitura de Santo André para o desenvolvimento, em conjunto, dos projetos de implantação da estação Pirelli, que será construída entre as estações Santo André e Capuava.

Frota de reserva

As 12 composições da série 7000 vão substituir as da série 2100, que serão mantidas como frota de reserva para utilização eventual. Foram fabricados em 1974 na Espanha para realizar percursos de média e longa distância.

Conhecidos como os trens espanhóis, eles foram os primeiros trens com ar-condicionado da CPTM. Após doação do governo espanhol e reforma da CPTM, entrou em operação em 1998.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here