Estação Brás recebe inscrições para mutirão da catarata

Cadastramento poderá ser feito até o dia 12 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

104
Mutirão da catarata
Imagem de luisbotia por Pixabay

Quem utiliza a Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, poderá fazer a partir desta quinta-feira, dia 18 de julho, a pré-inscrição para o mutirão da catarata. Até o dia 12 de agosto, o posto de cadastramento estará à disposição do público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Realizado pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, o projeto “Mutirão de Cirurgia da Catarata” completa 17 anos, com mais de 20 mil cirurgias gratuitas realizadas neste período.

A catarata é a perda da transparência do cristalino. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da doença, embora haja outras causas como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas medicamentos e infecções oculares. Em geral, os primeiros sinais da doença surgem depois dos 60 anos.

Não há nenhum método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido é a intervenção cirúrgica. O seu aparecimento não pressupõe a necessidade imediata de operação. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com mais rapidez.

Entretanto, a redução da visão provocada pela doença só pode ser recuperada com a substituição do cristalino opacificado por um artificial, no caso uma lente intraocular.

A iniciativa conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para atividades ligadas à promoção da saúde e ao bem-estar dos passageiros, e também ações culturais de artistas e instituições parceiras.

Serviço

Campanha: Cadastramento para Mutirão da Catarata
Estação: Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade)
Período: de 18 de julho a 12 de agosto, de segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 17h
Custo: Grátis para passageiros

Deixe seu comentário