Como chegar a (e se deslocar em) São Paulo

Chegar a São Paulo é simples, quer tenha alugado um avião privado ou chegue de ônibus, este guia lhe dá todas as informações que necessita para viajar pelo Brasil.

976
Como chegar Marginal Pinheiros Ponte Estaiada

São Paulo é uma cidade dinâmica, excitante e diversificada. Muitas vezes considerada o coração pulsante da nação brasileira, é a capital financeira do país e uma das cidades mais populosas do mundo. Várias vezes negligenciada a favor do Rio de Janeiro e da Bahia, aqueles que visitam São Paulo serão recompensados com uma arquitetura impressionante, catedrais neogóticas e instituições culturais ricas.

Cada vez mais e mais pessoas elegem São Paulo para férias, negócios e turismo gastronômico. Depois de ficar tanto tempo à sombra do Rio de Janeiro, São Paulo eclodiu no panorama turístico internacional. Brasileiros e estrangeiros estão descobrindo que, com um pouco de tempo e paciência, São Paulo se revela tão fascinante, decadente e culturalmente interessante quanto qualquer outro lugar do mundo.

As viagens para o Brasil estão em ascensão – vá a São Paulo e entenda a razão de tanto alvoroço.

Como chegar a São Paulo

Rua em São Paulo

Chegar a São Paulo é muito simples. Se você chegar de um destino internacional, verá que muitas das maiores companhias aéreas do mundo oferecem voos diretos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos – Governador André Franco Montoro. O código do aeroporto é GRU, e as linhas aéreas da LATAM oferecem mais de 800 destinos a partir deste ponto. O voo internacional mais longo é para Doha, com um tempo de voo de 15 horas!

É claro que uma das formas mais luxuosas de chegar a São Paulo é alugar um jato particular para sua família, parceiros de negócios ou amigos. Imagine aterrissar com estilo e requinte em sua própria aeronave pessoal sem o incômodo e o estresse do check-in, coleta de bagagem e as operações de segurança geral. Para não mencionar a atenção dedicada de seu próprio piloto, camareiros e tripulação de bordo!

Pode igualmente chegar a São Paulo através de transportes terrestres. Essa opção inclui viajar de carro nas principais rodovias ou o uso de viagens de ônibus de longa distância. São Paulo é o lar de três diferentes estações de ônibus de longa distância, todas elas conectadas ao próprio sistema de metrô da cidade (falaremos mais à frente sobre o assunto). O site da Socicam (e o novo aplicativo) oferece vários detalhes úteis sobre que terminal de ônibus serve quais destinos.

O Terminal Rodoviário do Tietê está localizado a 4,5 km ao norte do centro e é o maior da América do Sul! Pode embarcar neste terminal para qualquer lugar do continente. Embora esta seja uma opção muito prática, pode ser irracionalmente movimentado. É melhor evitar os períodos de horários de pico, os inícios da manhã e finais de tarde – os engarrafamentos são lendários!

Conhecer São Paulo

Chegar em São Paulo

Após chegar em São Paulo, deslocar-se é bastante fácil, devido ao seu enorme sistema de metrô. O tráfego pode ser absolutamente insano nesta metrópole, por isso pode poupar muito tempo usando o metrô e trens de superfície. Dito isto, os Ubers e táxis com taxímetro estão literalmente em toda parte na cidade podem ser uma forma acessível para ir do ponto A ao ponto B – evite-os apenas nos horários de pico!

O Metrô é o maior sistema de transporte rápido de todo o Brasil e pode ajudá-lo a chegar a qualquer destino da cidade, incluindo os pontos turísticos. Se estiver na Região Metropolitana, pode usar o serviço de trens metropolitanos, conhecido como a Companhia Paulista de Transporte Metropolitano (CPTM).

Túnel 9 de Julho

Poderá igualmente achar os ônibus úteis, embora o sistema de ônibus local possa ser bastante confuso para estranhos. Dito isto, com mais de 15.000 ônibus em seu espaço, pode revelar-se muito útil! Afinal de contas, viajar para o Brasil é para os corações aventureiros!

Para usar os transportes públicos, deve-se comprar o Bilhete Único, o cartão inteligente com tecnologia contactless de São Paulo. Pode comprá-lo nas estações e carregá-lo com créditos. Então, simplesmente entra e sai quando anda de ônibus, na CPTM e no Metrô.

Com um Bilhete Único, pagará R$ 4,30 até 4 viagens de ônibus em 3 horas, ou 3 viagens de ônibus, em 3 horas, e uma viagem de metrô/trem em 3 horas, nas duas primeiras horas, por R$ 7,48.

Aproveite sua viagem a São Paulo e boa sorte em suas viagens! Lembre-se – às vezes perder-se é metade da aventura!

Deixe seu comentário