No dia 3 de setembro, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô abrirá a 25° Semana de Tecnologia Metroferroviária de forma especial. A cerimônia de abertura do evento será marcada pela entrega do 6º Prêmio “Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU”.
Apoiada pela entidade, a premiação é uma realização da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
De acordo com Roberta Marchesi, Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, o Prêmio de Tecnologia tem como objetivo incentivar a produção técnica do setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais da área, divulgando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica deles, e contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.
“A cada ano recebemos um número maior de inscritos e percebemos que os técnicos do setor estão cada mais envolvidos, com trabalhos de grande qualidade e aplicabilidade comprovada nas empresas. O nosso setor está abrindo mais espaço para a inovação, o que vai ao encontro do objetivo do Prêmio”, diz.
A avaliação dos artigos técnicos que foram submetidos para esta edição está sendo feita por uma Banca Examinadora composta por representantes dos operadores metroferroviários brasileiros associados à Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.
Cada artigo é avaliado por três profissionais do setor, que atribuem notas a cinco critérios: ideia central, fundamentação teórica, estrutura lógica, estrutura do texto e relevância. Em breve serão divulgados os 15 finalistas, mas, ao final, somente três trabalhos levarão o prêmio para casa, sendo um vencedor para cada uma das categorias listadas abaixo:
- Políticas públicas, planejamento urbano, planejamento de transporte, financiamento (funding), gestão de empreendimentos de transporte, tarifas e custeio do serviço;
- Sustentabilidade, meio ambiente, mobilidade sustentável, gestão, comunicação com o usuário e formação profissional;
- Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas, inovação tecnológica, aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas.
Segundo a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, a premiação dos vencedores de cada categoria é de R$ 5 mil, certificado e troféu. Os demais finalistas receberão troféu e certificado.
Vale ressaltar que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô recebeu 64 artigos técnicos que serão apresentados na 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Desses 64 recebidos, 51 estão concorrendo ao 6º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU.
Roberta Marchesi ressalta que a parceria entre a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô é estratégica, uma vez que a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô reúne um grande número de engenheiros e arquitetos voltados para a área de transporte de passageiros sobre trilhos.
“Buscamos a entidade como uma forma de privilegiar os trabalhos técnicos e homenagear os profissionais que atuam neste mercado. Nossas expectativas para a 25° Semana de Tecnologia são de muito aprendizado e troca de experiências, que certamente contribuirão para o desenvolvimento do nosso setor. Temos a certeza que o evento será um grande sucesso, pois reunirá os principais interlocutores do transporte sobre trilhos”, finaliza.
Serviço
Evento: 25ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Data: 3 a 6 de setembro de 2019
Local: Hotel Matsubara – Rua Coronel Oscar Porto, 836 – Paraíso – São Paulo – SP
Inscrições: No site da Semana de Tecnologia Metroferroviária