22.4 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Universidade de São Paulo aprova capacete de papelão dobrável para patinetes elétricos

Recentemente foi anunciado que seria obrigatório o uso de capacetes para usuários de patinetes elétricos e bicicletas que ficam disponíveis para aluguéis. Pensando nisso, a Scheeeins desenvolveu um capacete de papelão dobrável, ou seja, que não ocupa espaço, e de papelão, que além de caber em bolsas, mochilas ou pastas, é extremamente leve e pode ser transportado para qualquer lugar.

O KP7 tem o formato de uma colmeia e seu material é de celulose fibrosa, fazendo com que seja ecológico. De acordo com o fundador da Scheeeins, Victor Reis, a ideia do desenvolvimento vem da tentativa de tentar entender melhor por que os usuários não utilizam o capacete normalmente e assim, propor uma solução prática para este problema.

“Além da obrigatoriedade do uso de capacete, a Prefeitura de São Paulo estipulou um limite de velocidade e proibiu a transação nas calçadas. Com o selo de qualidade, o KP7 será vendido provavelmente pelas próprias empresas que alugam os patinetes, facilitando o acesso do consumidor final”, explica o fundador.

Capacete dobrável Scheeeins
Foto: Divulgação

A inovação desenvolvida teve seu certificado de segurança garantido pelo Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de São Paulo, resultado de duas semanas de processo de testes de segurança.

O KP7 surge como solução de segurança renovável e prática para o uso dos patines elétricos, que vem se popularizando cada vez mais nas principais capitais brasileiras.

Em São Paulo, o uso dos patinetes elétricos será regulamentado, surgindo então, a obrigatoriedade do uso de capacete, além de outras medidas de segurança.

Durante o período de 15 dias os usuários deste meio de transporte receberão orientação tanto da Companhia de Engenharia de Tráfego quanto da Guarda Civil Metropolitana, após isso as começará a aplicação de multas. O valor cobrado por uma infração às regras pode variar de R$ 20 a R$ 100 mil reais.

Apesar de parecerem inofensivos, os patinetes podem apresentar risco aos usuários. A revista JAMA Network Open, publicou um artigo com um estudo dos acidentes com patinetes.

Nele, das 249 pessoas que se feriram utilizando, 40% tinham sofrido lesões na cabeça e do total delas, somente, 4,4% estavam utilizando capacete. “Esse artigo é um claro sinal de que a conscientização pode ajudar muito na precaução de lesões mais graves”, finaliza Victor Reis.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS