Na manhã desta sexta-feira, dia 21 de junho, um incêndio atingiu a Ponte do Jaguaré, no bairro do Jaguaré, na Zona Oeste. Segundo informações do Corpo de Bombeiros em sua conta oficial no Twitter, o incêndio aconteceu debaixo da ponte.
Por volta das 7h10, 12 viaturas e aproximadamente 50 bombeiros estavam no atendimento do incêndio debaixo da Ponte do Jaguaré, ainda segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A Defesa Civil e a Enel foram acionadas para o local. Por volta de 7h46, o Corpo de Bombeiros informou que o fogo foi controlado, sendo combatido apenas nos pequenos barracos que sobraram junto aos pilares da ponte.
Confira abaixo as imagens da chegada das equipes para combater o incêndio:
Imagens da chegada dos Corpo de Bombeiros na oco das 6h00 Pte do Jaguaré. #193I pic.twitter.com/Iqpjir9tx9
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) June 21, 2019
Imagens do fogo controlado:
Fogo controlado. Segue imagens. #193I pic.twitter.com/gWhc0cTkHC
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) June 21, 2019
Equipes combatendo pequenos focos no incêndio sob a ponte:
Equipes combatendo pequenos focos no incêndio sob a Pte Jaguaré. #193I pic.twitter.com/wo9f78uB1b
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) June 21, 2019
Operação rescaldo:
Fogo sob Pte Jaguaré em fase de rescaldo. #193I pic.twitter.com/HvuOPg4ADv
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) June 21, 2019
A Defesa Civil informou ao portal G1, que cerca de 50 famílias, ou algo em torno de 100 pessoas, moravam sob a ponte. De acordo com o órgão, elas estão desabrigadas em decorrência do incêndio, as causas do incêndio são desconhecidas.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social estiveram no local atendendo as famílias afetadas. Além de acolhimento na rede socioassistencial da cidade, foram ofertados colchões, cobertores, cestas básicas e kits de higiene.
Estamos prestando todo apoio necessário na Ponte do Jaguaré também com a Subprefeitura Lapa. São 20 funcionários de serviços de limpeza, cinco caminhões e uma retroescavadeira executando serviços de varrição e recolhimento de entulho.
— Prefeitura SP (@prefsp) 21 de junho de 2019
A Companhia de Engenharia de Tráfego e a Prefeitura de São Paulo informam em suas contas oficiais no Twitter que em razão do incêndio a Ponte do Jaguaré está interditada em ambos os sentidos.
O prefeito Bruno Covas afirmou que a ponte vai permanecer interditada para o tráfego de veículos durante o final de semana. “Até segunda-feira esperamos ter uma avaliação definitiva para determinar a liberação de tráfego de carros e ônibus na ponte”, acrescentou.
Já a pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, sob a Ponte do Jaguaré, ficou interditada durante a manhã e tarde, sendo liberada por volta das 22h30 para o tráfego de veículos e também para a travessia de pedestres e ciclistas, após a limpeza da área.
Quem está na Avenida Jaguaré, sentido Bairro, e pretende acessar a referida ponte, está sendo desviado para a Marginal Pinheiros, sentido rodovia Castelo Branco. Para aqueles que estão no sentido Lapa, o desvio é pela Marginal Pinheiros, sentido Interlagos.
O desvio para quem vem pela pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, próximo a Ponte do Jaguaré é pela Avenida General Vidal.
Por volta de 10h30 a ocorrência se refletia no trânsito da Marginal Pinheiros: no sentido Interlagos, eram 9,5 quilômetros de lentidão entre o Cebolão e a Ponte do Jaguaré. Já no sentido, rodovia Castelo Branco, havia lentidão devido à curiosidade dos motoristas (2,5 quilômetros de extensão). A Ponte Cidade Universitária estava com lentidão no sentido USP (Universidade de São Paulo).
A Companhia de Engenharia de Tráfego reforçou o efetivo na região para orientar o trânsito e está utilizando 12 Painéis de Mensagens Variáveis Móveis ao longo da Marginal Pinheiros para informar sobre a interdição nos dois sentidos da Ponte do Jaguaré.
#Jaguaré O trabalho de rescaldo continua. A ponte ainda será vistoriada pela Defesa Civil. pic.twitter.com/RJmzpgkjEI
— Prefeitura SP (@prefsp) 21 de junho de 2019
A Companhia de Engenharia de Tráfego também solicitou às concessionárias Autoban e ViaOeste que reforcem o alerta em seus equipamentos de mensagens variáveis alocados nas estradas.
O prefeito Bruno Covas disse que a vistoria na estrutura da Ponte do Jaguaré, feita em fevereiro deste ano, não apontava para a necessidade da contratação de um laudo emergencial, mas por conta do incêndio, ele será contratado.
A SPTrans informa em sua conta oficial no Twitter que 14 linhas de ônibus tiveram seus itinerários alterados na região. Através do sistema Olho Vivo é possível consultar onde as linhas de ônibus estão em tempo real.
Segundo a conta Linhas Metropolitanas no Twitter, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU a seguir estão operando com atrasos e com possíveis desvios: 058, 085, 086, 180, 181, 204, 211, 278, 280, 309 e 850.