Maio Amarelo: confira seis dicas de segurança no trânsito

Rentcars.com explica também quais são e como funcionam as proteções para carros alugados

107
Segurança no trânsito
Imagem de Skica911 por Pixabay
Publicidade

Maio é o mês de conscientização para a segurança no trânsito e é marcado pela campanha do Maio Amarelo. Promovido desde 2013 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no Brasil, a campanha tem como objetivo dar visibilidade à violência no trânsito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os acidentes de trânsito tiram a vida de mais de 1,3 milhão de pessoas todos os anos. Além disso, os traumas causados em acidentes são a principal causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos.

Uma série de atitudes simples podem ser tomadas para mudar essa estatística e a Rentcars.com como uma das líderes globais em aluguel de carros online lista seis dicas de segurança no trânsito e explica quais são e como funcionam as proteções dos carros alugados. Confira a seguir:

1 – Tenha atenção com pedestres e ciclistas

O trânsito das cidades não é composto apenas pelos automóveis e seus motoristas. Ciclistas, skatistas, pedestres que caminham a pé ou que aderiram à moda dos patinetes elétricos também fazem parte desse ecossistema.

Por isso, é de extrema importância que os motoristas de carros, ônibus, caminhões e outros veículos de passeio e transporte de cargas tenham atenção com as pessoas que são mais vulneráveis por não ter a mesma proteção que esses veículos oferecem. É responsabilidade do motorista protegê-los sempre.

2 – Não ultrapasse a velocidade permitida

Boa parte dos acidentes é causado pelo excesso do limite de velocidade. As velocidades que são definidas em cada via devem ser respeitadas a fim de manter a integridade de todos os envolvidos no trânsito. O motorista não deve, em circunstância alguma, ultrapassar os limites estabelecidos.

3 – Não realize ultrapassagens proibidas

As sinalizações das vias têm como objetivo principal garantir a segurança de quem está dirigindo e alguns trechos não permitem determinadas manobras.

As ultrapassagens, quando feitas em lugares não indicados, tendem a gerar acidentes. Portanto, ultrapasse apenas na faixa pontilhada.

4 – Respeite os semáforos

O semáforo é uma ferramenta utilizada para controlar o tráfego de veículos e de pedestres que utiliza uma linguagem simples, com três luzes nas cores vermelha, amarela e verde. Respeitar as luzes do semáforo é de extrema importância.

Não passe quando ele estiver vermelho, mesmo com o trânsito livre. E lembre-se: amarelo é sinal de atenção, não aceleração.

5 – Garanta a segurança dos bebês e crianças

Bebês e crianças são, sem dúvida, mais vulneráveis do que adultos dentro do veículo. Por isso, é crucial que eles estejam bem acomodados no banco de trás sempre utilizando o cinto de segurança e cadeirinhas adequadas de acordo com a idade.

6 – Não dirija sob efeito de nenhuma substância

Dirigir e utilizar substâncias que alteram a percepção, reflexos e noção espacial, definitivamente não combinam. Se estiver sob o efeito de qualquer substância, passe a chave do carro para alguém que esteja em condições de dirigir.

Entenda as proteções oferecidas na locação de veículos

As empresas de locação oferecem proteções por danos ao veículo, contra terceiros e acidentes pessoais. É comum o cliente não contratar esse tipo de serviço, seja por falta de interesse ou conhecimento sobre as vantagens.

A necessidade aumenta para a utilização de carros alugados no exterior, pois, nessa ocasião, os procedimentos para suporte em casos de acidentes podem ser bem diferentes dos procedimentos adotados no Brasil. São elas:

Proteção por danos ao veículo (LDW – Loss Damage Waiver) ou (CDW – Collision Damage Waiver): protege o veículo contra roubo, furto, incêndio, perda total, danos e/ou avarias causadas por colisões ou acidentes e é uma das proteções mais comuns para quem aluga um carro.

O valor dessa proteção varia de acordo com a locadora e país ou cidade de locação. Na Rentcars.com, a reserva já inclui os custos dessa proteção na tarifa, exceto para reservas nos Estados Unidos, pois caso o locatário seja residente nos Estados Unidos ele poderá encontrar opções de tarifas com ou sem a proteção inclusa.

Proteção contra terceiros: é conhecida por diversas nomenclaturas como EP (Extended Protection), LP (Liability Protection), SLI (Supplemental Liability Insurance), TPL (Third Part Liability) ou ALI (Additional Liability Insurance. São proteções contra danos pessoais e materiais causados a terceiros em casos de acidentes ou avarias. A cobertura também contempla despesas com ferimentos, mortes ou invalidez dos passageiros do outro veículo.

Proteção por acidentes pessoais (PAI – Personal Accident Insurance): cobre despesas médicas e possíveis resgates dos passageiros do carro alugado, em casos de colisões. É uma proteção similar ao serviço oferecido pelo seguro viagem e pode ser contratada diretamente no balcão da locadora.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here