Campanha alerta contra o lúpus em estações da Linha 4-Amarela

Sociedade Paulista de Reumatologia participa de ação pela prevenção do lúpus, que atinge 200 mil pessoas no país

166
Campanha contra o Lúpus
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay
Publicidade

A Associação Brasileira Superando o Lúpus, com o apoio da Sociedade Paulista de Reumatologia, promove uma campanha de conscientização do lúpus em estações da Linha 4-Amarela de metrô entre os dias 6 e 9 de maio.

Médicos reumatologistas da Sociedade Paulista de Reumatologia irão alertar sobre sintomas e orientar sobre a importância do diagnóstico da doença, ainda desconhecida por grande parte da população.

O lúpus é uma condição inflamatória autoimune dividida em quatro categorias, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos. Sem tratamento, pode levar o portador à morte.

Mulheres concentram 90% de casos da doença, sendo que a incidência é ainda maior entre negras. No Brasil, o lúpus atinge cerca de 200 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira Superando o Lúpus, Eduardo Tenório, as ações, que pertencem ao Maio Roxo, promovem uma conscientização necessária tanto à população, quanto às pessoas que sofrem com a doença e seus familiares.

Além da orientação com médicos da Sociedade Paulista de Reumatologia nas estações de metrô, a jornada também promove uma exposição de cartazes sobre o lúpus na Estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás. A partir de junho, a exposição segue pelas linhas 4-Amarela e 5-Lilás.

Exposição sobre o Lúpus
Foto: Divulgação

Eduardo Tenório alertou, em especial, para a dificuldade no diagnóstico do lúpus. Ele mesmo demorou 19 anos até ser diagnosticado corretamente com a doença. Segundo conta, o principal problema é a desinformação sobre quais médicos procurar, já que muitos pacientes confundem os sintomas com o de uma alergia e, por isso, buscam dermatologistas, desconhecendo a atuação crucial de reumatologistas nessa fase do tratamento.

“É possível a pessoa ter uma vida longa e uma vida com qualidade, dependendo dos cuidados que ela vai ter. Tanto que é por isso que o tema deste ano é Defendendo Sua Qualidade de Vida”, afirma o presidente da Associação Brasileira Superando o Lúpus, que hoje dedica à vida a conscientização e cuidados de pessoas que sofrem com o lúpus.

Reumatologia

A reumatologia é a especialidade da medicina que estuda o aparelho locomotor. É relativamente nova no Brasil, se comparado com outras áreas da medicina mais tradicional. A área tem 70 anos no país e conta com aproximadamente 3 mil médicos brasileiros, só 800 no Estado de São Paulo.

Segundo o presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia, Rubens Bonfiglioli, é muito importante e essencial ao diagnóstico que o paciente procure um reumatologista, que pode detectar e tratar a doença, possibilitando qualidade de vida ao paciente.

Serviço – Defendendo Sua Qualidade de Vida

Abaixo, as informações com dias e horário da ação em conscientização ao lúpus em estações da Linha 4-Amarela de metrô. Os médicos da Sociedade Paulista de Reumatologia estarão no estande nos dias 6, 7 e 8 de maio para orientar e tirar dúvidas da população.

Linha 4-Amarela

  • Segunda-feira, dia 6 de maio: Estação Luz, das 13h às 16h
  • Terça-feira, dia 7 de maio: Estação Paulista, das 10h às 16h
  • Quarta-feira, dia 8 de maio: Estação Butantã, das 10h às 16h
  • Quinta-feira, dia 9 de maio: Estação Paulista, das 10h às 16h

A exposição de cartazes sobre o lúpus permanecerá durante o mês de maio na Estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás e entre os dias 6 e 10 de maio na Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here