A CPTM assinou o último contrato para expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul da capital paulista. O contrato do chamado Lote 2 inclui a estação Varginha, parte da via férrea, a rede aérea de energia e um pátio de manobras de trens.
O consórcio Engibrás venceu a licitação, oferecendo desconto de 12% sobre o valor previsto e vai fazer as obras por R$ 87 milhões. A CPTM aguarda autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional para iniciar os trabalhos, uma vez que o dinheiro é do Governo Federal.
Em 2018, o Governo do Estado de São Paulo retomou as obras de expansão da Linha 9-Esmeralda, que estavam paralisadas. Na época, o atual Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, estava à frente do Ministério das Cidades e autorizou a liberação dos recursos para destravar o empreendimento. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2021 com verba da União e do governo estadual.

Com as obras de expansão, a Linha 9-Esmeralda vai ter mais duas estações – Mendes-Vila Natal (já em construção) e Varginha – e mais 4,5 quilômetros.
O novo trecho beneficiará os moradores dos bairros Estrada dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. A estimativa é que as novas estações tragam mais 110 mil passageiros por dia à Linha 9-Esmeralda.
A extensão da L9-Esmeralda até Varginha vai beneficiar moradores de Estr. dos Mendes, Varginha, Vila Natal, Jd Icaraí, Jd São Bernardo e Conj. Res. Palmares. A demanda é estimada em 110 mil passageiros/dia https://t.co/8ZnirsftjT#balanço #trimestre #balançotrimestral @governosp pic.twitter.com/xgJAqnUCwP
— CPTM (@CPTM_oficial) 22 de abril de 2019
Mobilidade Sampa
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Siga o @mobilidadesampa no Instagram.