Tráfego de carros e caminhões no viaduto da Marginal Pinheiros é liberado

Circulação de todos os veículos está liberada a partir de hoje, dois meses antes do previsto inicialmente

126
foto teste de carga Marginal Pinheiros
Foto: Leon Rodrigues/Secretaria de Comunicação

Após quatro meses em obras, o viaduto da Marginal Pinheiros é liberado à circulação de todos os tipos de veículos – leves e pesados – a partir deste sábado, dia 16 de março. A Prefeitura de São Paulo faz a liberação do tráfego com dois meses de antecedência ao prazo inicialmente previsto (15 de maio), para recuperação da estrutura, que cedeu cerca de 2 metros em 15 de novembro de 2018.

“Desde cedo fizemos os testes de carga aqui no viaduto. Esses testes estão de acordo com os modelos matemáticos que foram elaborados, o que nos permite anunciar a liberação do trânsito já a partir de hoje para carros e caminhões, dois meses antes do anunciado inicialmente”, disse o prefeito Bruno Covas, que acompanhou os testes na manhã deste sábado, dia 16 de março.

Durante as obras, o trânsito foi interrompido em cima do viaduto, e os veículos com destino à Rodovia Castelo Branco foram desviados e orientados a pegar caminhos alternativos.

“Como a gente disse, logo que anunciou que seria possível antecipar em dois meses,é porquê parte das obras vai continuar. Não são obras emergenciais. São obras de requalificação do viaduto, que podem ser feitas com ele sendo utilizado”, disse o prefeito.

“Dia 12 sai o vencedor da licitação desta obra, que vai complementar a recuperação terminada hoje”, complementa. “O custo total estimado, já com essa requalificação licitada, é R$ 26,5 milhões, portanto menos de 40% do que seria os R$ 70 milhões, caso a gente tivesse que demolir e construir um novo viaduto.”

Após os últimos testes realizados hoje, com supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, o tráfego foi liberado na via, não somente para veículos leves, como também para caminhões.

Histórico

Ações complementares importantes tomadas pelo Poder Público, com a participação da Secretaria de Mobilidade e Transportes, Companhia de Engenharia de Tráfego e SPTrans, mitigaram o impacto na região nesse período: dentre elas, o Rodízio Municipal de Veículos foi suspenso entre a Avenida dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios e transposições (passagem de uma pista à outra) ampliadas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego também reforçou sua equipe de agentes de trânsito ao longo da Marginal Pinheiros e colocou faixas de vinil e painéis móveis de mensagens variáveis pela cidade, para orientar sobre a interdição da pista expressa, necessária para viabilizar o andamento das obras.

Com a liberação ao tráfego geral, a circulação pelo sentido Rodovia Castelo Branco da Marginal Pinheiros volta à normalidade. A Engenharia de Campo da Companhia de Engenharia de Tráfego segue monitorando as condições de trânsito, a favor da segurança viária dos usuários.

Rodízio Municipal de Veículos será retomado a partir de 25 de março

Com o viaduto liberado, o Rodízio Municipal de Veículos que havia sido suspenso no trecho da Marginal Pinheiros volta a vigorar, a partir da segunda-feira, dia 25 de março. A retomada do Rodízio Municipal valerá tanto para veículos leves como pesados. Quem não obedecer estará sujeito à autuação.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes publicará uma Portaria no Diário Oficial revogando a Portaria da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e do Departamento de Operação do Sistema Viário 117/2018, de 23 de novembro de 2018, que suspendeu a vigência do Rodízio Municipal de Veículos devido à obra emergencial do viaduto sobre a Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Táxis

Já a circulação de táxis com ou sem passageiros pelos corredores exclusivos de ônibus Campo Limpo/Rebouças/Centro, Santo Amaro/Nove de Julho/Centro e Berrini, que havia sido liberada em qualquer dia e horário da semana desde 27 de novembro de 2018, voltará a ser restrita nesses locais.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio do Departamento de Transporte Público, publicará Portaria no Diário Oficial do Município restabelecendo a restrição.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here