19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Saiba como chegar ao Sambódromo do Anhembi para os desfiles das Escolas de Samba de São Paulo

Anualmente o tradicional Carnaval de São Paulo tem conquistado cada vez mais o público, não somente durante os principais dias dos Desfiles das Escolas de Samba, mas também no pós-Carnaval e no Desfile das Campeãs, o público acaba lotando as arquibancadas do Sambódromo do Anhembi.

Os desfiles das Escolas de Samba começam nesta sexta-feira, dia 1º de março, com o 1º dia de Desfile do Grupo Especial, das 23h15 até às 6h45 de sábado, dia 2 de março. No sábado, dia 2 de março, o 2º dia de Desfile do Grupo Especial, acontece das 22h30 até às 6h do domingo, dia 3 de março.

No domingo, dia 3 de março, acontece o Desfile do Grupo de Acesso das 21h até às 5h de segunda-feira, dia 4 de março. Já na segunda-feira, dia 4 de março, acontece o Desfile do Grupo 1, das 20h até às 5h10 de terça-feira, dia 4 de março. Em todos os dias de desfiles, a abertura dos portões do Sambódromo do Anhembi ao público será às 18h.

E para facilitar a vida de quem vai assistir os desfiles das Escolas de Samba, neste post eu vou dar algumas dicas de como chegar ao Sambódromo do Anhembi e outras informações como: localização, ônibus da SPTrans, metrô, trânsito, estacionamento, táxi, hospedagem e aluguel de carro. Continue lendo.

SAIBA COMO CHEGAR AO SAMBÓDROMO DO ANHEMBI

LOCALIZAÇÃO

O Sambódromo do Anhembi localiza-se na Avenida Olavo Fontoura, 1209, entre as pontes das Bandeiras e da Casa Verde, tendo como principais vias de acesso as avenidas Olavo Fontoura e Santos Dumont, além da Marginal Tietê.

Veja no mapa abaixo (através do Google Maps) a localização do Sambódromo do Anhembi:

Abaixo segue um outro mapa mostrando todo o Complexo do Anhembi:

como chegar ao anhembi Campus Party Brasil 2018

No site da Liga Independente das Escolas de Samba dos Grupos Especial e Acesso do Carnaval de São Paulo foi disponibilizado o mapa com todos os setores do Sambódromo do Anhembi. Confira abaixo:

setores sambódromo

Os portões de entrada dos setores A, B, C, D e E estão localizados na pista local da Marginal Tietê, já as entradas dos setores F, G, H, I e J estão localizados na Avenida Olavo Fontoura.

ÔNIBUS DA SPTRANS

linha carnaval
Foto: Sidnei Santos

LINHAS ESPECIAIS

A SPTrans vai disponibilizar duas linhas de ônibus municipais ligando a Estação Portuguesa-Tietê da Linha 1-Azul do Metrô e a Estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha do Metrô ao Sambódromo do Anhembi.

As linhas serão ativadas entre os dias 1º e 5 de março para transportar o público que for assistir aos desfiles das Escolas de Samba de São Paulo no Sambódromo do Anhembi. O valor da passagem será de R$ 4,30 e o pagamento pode ser feito com todas as modalidades do Bilhete Único ou em dinheiro.

O embarque da linha 179A/10 Metrô Tietê – Anhembi, sentido Sambódromo do Anhembi, será na Avenida Cruzeiro do Sul, 1.777, enquanto com direção à Estação Portuguesa-Tietê será na Avenida Olavo Fontoura, próximo ao Portão 1.

tietê carnaval
Foto: Divulgação/SPTrans

Na linha 879A/10 Metrô Barra Funda – Anhembi os passageiros devem embarcar no Terminal Turístico Norte da Terminal Barra Funda – Plataforma A e desembarcar na Avenida Olavo Fontoura, após o Portão 1. Haverá sinalização por meio de banners e faixas informando os locais de embarque e desembarque dos ônibus.

barra funda carnaval
Foto: Divulgação/SPTrans

Confira os itinerários:

179A/10 Metrô Tietê – Anhembi

Funcionamento:

  • Sentido Sambódromo do Anhembi – das 17h à 1h30
  • Sentido Estação Portuguesa- Tietê – das 5h às 9h

Ida: Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Marechal Odylio Denys, Rua Força Pública, Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Avenida Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Avenida Olavo Fontoura, Retorno ao Portão 1 do Anhembi, Desembarque no Portão 1.
Volta: Avenida Olavo Fontoura – Portão 1, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Padre Idelfonso, Avenida Cruzeiro do Sul.

879A/10 Metrô Barra Funda – Anhembi

Observação: Esta linha vai operar somente na sexta-feira, dia 1º de março e no sábado, dia 2 de março.

Funcionamento:

  • Sentido Sambódromo do Anhembi – das 17h à 1h
  • Sentido Estação Palmeiras-Barra Funda – das 5h às 9h

Ida: Terminal Barra Funda – Lado Norte – Plataforma A, Rua da Várzea, Avenida Thomas Edison, Rua Joaquim Manoel de Macedo, Rua do Bosque, Rua José Antônio Muniz, retorno sob Viaduto Pacaembu, Rua Assis, Avenida Doutor Abraão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carreiro, Avenida Rudge, Ponte da Casa Verde, Avenida Braz Leme, Avenida Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Avenida Olavo Fontoura, Desembarque no Portão 1.
Volta: Avenida Olavo Fontoura – Portão 1, Praça Campo de Bagatelle, Avenida Santos Dumont, Avenida Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Avenida Doutor Abraão Ribeiro, Rua José Antônio Muniz, Rua da Várzea, Avenida Thomas Edison, Rua Doutor Bento Teobaldo Ferraz, Terminal Barra Funda – Lado Norte – Plataforma A.

LINHAS ALTERNATIVAS

Como alternativa para chegar ao Sambódromo do Anhembi, há duas linhas de ônibus da SPTrans que passam na Avenida Olavo Fontoura, partindo da Estação Santana da Linha 1-Azul do Metrô:

9717-10 Metrô Santana – Jardim Almanara: A partir da Estação Santana da Linha 1-Azul do Metrô. Consulte os horários e itinerários da linha 9717-10 na seção Itinerários no site da SPTrans, digitando o número ou nome da linha em “Linha de ônibus” ou acompanhe em tempo real pelo sistema Olho Vivo.

9701-10 Hospital Cachoeirinha – Metrô Santana: A partir da Estação Santana da Linha 1-Azul do Metrô. Confira os horários e itinerários da linha 9701-10 na seção Itinerários no site da SPTrans, digitando o número ou nome da linha em “Linha de ônibus” ou acompanhe em tempo real pelo sistema Olho Vivo.

Você também pode consultar os horários e itinerários das duas linhas citadas acima em diversos aplicativos de ônibus. Relacionei abaixo algumas sugestões de aplicativos para você baixar no seu smartphone.

Cadê o Ônibus – Disponível para iOSAndroid e Windows Phone
Moovit – Disponível para iOS e Android
Coletivo – Disponível para Android
Citymapper – Disponível para iOS e Android
Cittamobi – Disponível para iOS e Android

SERVIÇO ATENDE+

Atende SPTrans
Foto: Divulgação

Entre os dias 1º e 4 de março, 74 vans do serviço Atende+ serão disponibilizadas para os passageiros com destino ao Sambódromo do Anhembi e a operação terá início às 19h.

Os veículos estarão disponíveis em quatro locais:

  • Pavilhão de Exposições do Anhembi (na área interna – translado para as arquibancadas e camarotes)
  • Estação Portuguesa-Tietê (Rua Marechal Odylio Denys – espaço do ponto de táxi 2769)
  • Estação Palmeiras-Barra Funda (Terminal)
  • Pavilhão de Exposições do Anhembi (junto ao portão 1 – base da Companhia de Engenharia de Tráfego)

O Atende+ é a modalidade de transporte porta a porta gratuito, destinado a pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física com alto grau de severidade e dependência, que permite que os passageiros realizem seus deslocamentos para eventos que incluem cultura, lazer, saúde e integração.

METRÔ

rodoviária do tietê
Foto: Eduardo Silva

As estações de Metrô mais próximas do Sambódromo do Anhembi são: Estação Portuguesa-Tietê da Linha 1-Azul, cerca de 1,5 km de distância e a Estação Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha, cerca de 4,5 km de distância.

Vale lembrar que descendo tanto na Estação Portuguesa-Tietê e na Estação Palmeiras-Barra Funda pode utilizar as linhas de ônibus especiais da SPTrans, conforme informei logo mais acima, que levam o público até o Sambódromo do Anhembi.

Abaixo eu coloquei os trajetos de como chegar nas estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda utilizando o sistema metroviário.

Estação Portuguesa-Tietê

Para quem estiver na Linha 1-Azul, nas estações Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana ou Carandiru, embarque no sentido Jabaquara e desça na Estação Portuguesa-Tietê. Agora para quem estiver nas demais estações, embarque no sentido Tucuruvi e desça na Estação Portuguesa-Tietê.

Para quem estiver na Linha 2-Verde, em qualquer um dos sentidos da linha que for pegar (Vila Prudente ou Vila Madalena), desça nas estações Paraíso ou Ana Rosa, embarque no sentido Tucuruvi e desça na Estação Portuguesa-Tietê.

Para quem estiver na Linha 3-Vermelha, em qualquer um dos sentidos da linha que for pegar (Palmeiras-Barra Funda ou Corinthians-Itaquera), desça na Estação Sé, faça a transferência para a Linha 1-Azul, embarque no sentido Tucuruvi e desça na Estação Portuguesa-Tietê.

Para quem estiver na Linha 4-Amarela, embarque no sentido Luz, desça na Estação da Luz, faça a transferência para a Linha 1-Azul, embarque no sentido Tucuruvi e desça na Estação Portuguesa-Tietê.

Para quem estiver na Linha 5-Lilás, embarque no sentido Chácara Klabin, desça na Estação Santa Cruz, faça a transferência para a Linha 1-Azul, embarque no sentido Tucuruvi e desça na Estação Portuguesa-Tietê.

Já quem pra quem estiver na Linha 15-Prata de monotrilho, embarque no sentido Vila Prudente, desça na Estação Vila Prudente, faça a transferência para a Linha 2-Verde, embarque no sentido Vila Madalena e desça na Estação Ana Rosa. Faça a transferência para a Linha 1-Azul, embarque no sentido Tucuruvi e desça na Estação Portuguesa-Tietê.

siga nosso instagram

Estação Palmeiras-Barra Funda

Para quem estiver na Linha 1-Azul, em qualquer um dos sentidos da linha que for pegar (Tucuruvi ou Jabaquara), desça na Estação Sé. Faça a transferência para a Linha 3-Vermelha, embarque no sentido Palmeiras-Barra Funda e desça na Estação Palmeiras-Barra Funda.

Para quem estiver na Linha 2-Verde, em qualquer um dos sentidos da linha que for pegar (Vila Prudente ou Vila Madalena), desça nas estações Ana Rosa ou Paraíso, faça a transferência para a Linha 1-Azul, embarque no sentido Tucuruvi e desça na Estação Sé. Faça a transferência para a Linha 3-Vermelha, embarque no sentido Palmeiras-Barra Funda e desça na Estação Palmeiras-Barra Funda.

Para quem estiver na própria Linha 3-Vermelha, embarque no sentido Palmeiras-Barra Funda e desça na Estação Palmeiras-Barra Funda.

Para quem estiver na Linha 4-Amarela, em qualquer um dos sentidos da linha que for pegar (Luz ou São Paulo-Morumbi), desça na Estação República e faça a transferência para a Linha 3-Vermelha. Embarque no sentido Palmeiras-Barra Funda e desça na Estação Palmeiras-Barra Funda.

Para quem estiver na Linha 5-Lilás, embarque no sentido Chácara Klabin, desça na Estação Santa Cruz e faça a transferência para a Linha 1-Azul. Embarque no sentido Tucuruvi e desça na Estação Sé. Faça a transferência para a Linha 3-Vermelha, embarque no sentido Palmeiras-Barra Funda e desça na Estação Palmeiras-Barra Funda.

Já quem pra quem estiver na Linha 15-Prata de monotrilho, embarque no sentido Vila Prudente, desça na Estação Vila Prudente, faça a transferência para a Linha 2-Verde, embarque no sentido Vila Madalena e desça na Estação Ana Rosa. Faça a transferência para a Linha 1-Azul, embarque no sentido Tucuruvi e desça na Estação Sé. Faça a transferência para a Linha 3-Vermelha, embarque no sentido Palmeiras-Barra Funda e desça na Estação Palmeiras-Barra Funda.

TRÂNSITO

Para quem vai de carro assistir aos desfiles das Escolas de Samba, é importante ficar atento! A Companhia de Engenharia de Tráfego montará operação especial de trânsito nas principais vias de acesso ao Sambódromo do Anhembi, de sexta-feira, dia 1º de março a terça-feira, dia 5 de março, para os desfiles das Escolas de Samba.

Confira aqui maiores informações sobre a operação, interdições, alterações e alternativas.

ESTACIONAMENTO

estacionamento anhembi
Foto: Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

Para quem for de carro ao Sambódromo do Anhembi para assistir aos desfiles das Escolas de Samba pode contar com o estacionamento do Anhembi. De 1º 4 de março e no dia 8 de março, os acessos serão a partir dos portões 4 e 5, através da Rua Massinet Sorcinelli e Rua Mal Leitão de Carvalho, conforme mapa abaixo:

mapa estacionamento

Abaixo segue a tabela de preços divulgada pelo Anhembi:

TABELA DE PREÇOS NO ESTACIONAMENTO DO ANHEMBI

Automóveis/Vans: R$ 40,00
Motos: R$ 30,00
Ônibus/Micro-ônibus: R$ 70,00
Caminhões: R$ 120,00

Confira aqui mais informações sobre o estacionamento do Anhembi que contará com esquema diferenciado para o Carnaval.

Na região do Anhembi existem alguns estacionamentos da empresa ParkMe com preços variados, confira aqui.

TÁXI

O Departamento de Transportes Públicos da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes credenciou 1.500 táxis para atender ao público dos desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo do Anhembi, que acontecem de 1º a 4 de março e no dia 8 de março.

Os veículos serão identificados pelo adesivo Táxi Credenciado, modelo aprovado pelo Departamento de Transportes Públicos, que os taxistas retiraram junto aos seus respectivos sindicatos.

OPERAÇÃO TÁXI – DIAS 1º E 2 DE MARÇO

Grupo Especial

O serviço de táxi durante o evento será realizado a partir das 22h30 nas seguintes áreas:

Área de Embarque 1 – Pavilhão

Bolsão 1A Olavo Fontoura: Avenida Olavo Fontoura (muro do Campo de Marte), em frente à área entre os portões 1 e 2.

Bolsão 1B Eulália: Rua Santa Eulália, entre a Avenida Santos Dumont e a Rua Voluntários da Pátria.

Área de Embarque 2 – Andorinha

Bolsão 2A Andorinha: Avenida Olavo Fontoura, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Rua Anita Malfatti.

Bolsão 2B Anita Malfati: Rua Anita Malfatti, entre a Avenida Olavo Fontoura e a Rua Hermenegildo de Campos Almeida.

Área de Embarque 3 – Camarotes

Bolsão 3A Camarotes: Avenida Olavo Fontoura (sentido Ponte da Casa Verde), entre o portão 24 e o portão 29, do lado esquerdo junto ao canteiro central.

TÁXI ACESSÍVEL E ADAPTADO (PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

Embarque na área interna do Pavilhão de Exposições do Anhembi. Acesso pelos portões 5 e 10.

PONTO PRIVATIVO 1543

O ponto 1543 (Parque Anhembi) será desativado, e o embarque remanejado para a rampa de acesso do Hotel Holiday Inn Parque Anhembi.

O permissionário desse ponto receberá a credencial Táxi Credenciado distribuída pelo Departamento de Transportes Públicos, por meio dos sindicatos da categoria, e a Credencial Hotel, cedida pelo Hotel Holiday Inn Parque Anhembi.

PONTO PRIVATIVO 2769

O ponto 2769 na Rua Marechal Odylio Denys será desativado, e o embarque remanejado para Rua Marechal Odylio Denys, 81, em função do atendimento do Serviço Atende.

O permissionário desse ponto receberá a credencial Táxi Credenciado distribuída pelo Departamento de Transportes Públicos, por meio dos sindicatos da categoria.

OPERAÇÃO TÁXI – DIAS 3 E 4 DE MARÇO

Grupo de Acesso 1 e Grupo de Acesso 2

O serviço de táxi durante o evento será realizado a partir das 20h30 nas seguintes áreas:

Área de Embarque 1 – Pavilhão

Avenida Olavo Fontoura (sentido Praça Campo de Bagatelle)
A – Entre o portão 1 e o portão 39.
B – Em caso de aumento de demanda, a fila será estendida até o portão 38, a partir das 5h. Acesso pela Avenida Santos Dumont.

Área de Embarque 2 – Andorinha

Rua Brazelisa Alves de Carvalho, entre a Avenida Olavo Fontoura e a Rua Luciano Prata – lado direito da via.

Área de Embarque 3 – Camarotes

Bolsão 3A Camarotes: Avenida Olavo Fontoura (sentido Ponte da Casa Verde), entre o portão 24 e o portão 29, do lado esquerdo junto ao canteiro central.

OPERAÇÃO TÁXI – DIA 8 DE MARÇO

Desfile das Campeãs

O serviço de táxi durante o evento será realizado a partir das 22h30 nas seguintes áreas:

Área de Embarque 1 – Pavilhão

Bolsão 1A Olavo Fontoura: Avenida Olavo Fontoura (muro do Campo de Marte), em frente à área entre o portão 1 e o portão 2.

Bolsão 1B Eulália: Rua Santa Eulália, entre a Avenida Santos Dumont e a Rua Voluntários da Pátria.

Área de Embarque 2 – Andorinha

Bolsão 2A Andorinha: Avenida Olavo Fontoura, entre a Rua Brazelisa Alves de Carvalho e a Rua Anita Malfatti.

Bolsão 2B Anita Malfati: Rua Anita Malfatti, entre a Avenida Olavo Fontoura e a Rua Hermenegildo de Campos Almeida.

Área de Embarque 3 – Camarotes

Bolsão 3A Camarotes: Avenida Olavo Fontoura (sentido Ponte da Casa Verde), entre o portão 24 e o portão 29, do lado esquerdo junto ao canteiro central.

SERVIÇO DE TÁXI

Táxi Comum

  • Bandeira 1 (das 6h às 20h, de segunda a sábado) – R$ 4,50 mais a tarifa de R$ 2,75 por quilômetro rodado;
  • Bandeira 2 (das 20h às 6h, de segunda a sábado e o dia todo aos domingos) – Acréscimo opcional de 30% sobre a tarifa quilométrica.

Os passageiros podem registrar reclamações ou denúncias sobre o serviço de táxi por meio do SP156 da Prefeitura de São Paulo, disponível pelo telefone 156, site e aplicativo (disponível para iOS e Android).

LEIA TAMBÉM

  • Para maiores informações sobre os desfiles das Escolas de Samba, acesse o site oficial da Liga Independente das Escolas de Samba dos Grupos Especial e Acesso do Carnaval de São Paulo.
  • Confira a ordem dos desfiles das Escolas de Samba de todos os grupos no site da Liga Independente das Escolas de Samba dos Grupos Especial e Acesso do Carnaval de São Paulo.
  • No blog Tô Pensando em Viajar, a Sofia Conchester conta tudo sobre o Carnaval no Sambódromo do Anhembi com dicas e relatos.
  • Vai assistir aos desfiles das Escolas de Samba de Jundiaí? Confira aqui as linhas de ônibus que atendem o local.
  • Concessionária GRU Airport que administra o Aeroporto de Guarulhos espera movimentação de quase 1,5 milhão de pessoas no Carnaval

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Qualquer dúvida sobre como chegar ao Sambódromo do Anhembi para assistir aos desfiles das Escolas de Samba ou outras informações você pode enviar uma mensagem para o Whatsapp (11) 96292-9448 ou enviar um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br que irei te responder.

Para quem for assistir aos desfiles das Escolas de Samba aqui de São Paulo, eu desejo a todos uma excelente folia e aproveitem bastante! \o/


PLANEJANDO SUA PRÓXIMA VIAGEM?

SEGURO VIAGEM

  • Você está de viagem marcada? Não esqueça do seu Seguro Viagem. A Seguros Promo oferece os mais completos planos de seguro de viagem, das melhores seguradoras do mercado. Faça aqui uma comparação das coberturas e dos preços, além de contar com um serviço especializado para orientar a melhor opção de seguro para a viagem!

PASSAGENS AÉREAS

  • Você está planejando a sua próxima viagem? No Passagens Promo, você encontrará as melhores tarifas promocionais, dicas de viagem e informações sobre o destino.

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS