Ciclovia Rio Pinheiros comemora nove anos

Inaugurada em 2010, a via já recebeu mais de 5,5 milhões de ciclistas neste período

64
Passeio Ciclístico ciclofaixa rio pinheiros passeio ciclovia rio pinheiros
Foto: Divulgação/CPTM

Nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, a Ciclovia Rio Pinheiros completa nove anos de atendimento aos ciclistas que optaram por esta via como alternativa de deslocamento.

Os números de acesso ao longo do período revelam a crescente adesão ao modal. Desde sua inauguração, em 2010, a ciclovia recebeu mais de 3,5 milhões de ciclistas.

No ano passado, mais de 495 mil pessoas utilizaram a via, um aumento de 5,3% em relação a 2017 e de 23,6% em relação a 2016. Atualmente, a média é de 41 mil ciclistas por mês.

A Ciclovia Rio Pinheiros tem 21,5 quilômetros de extensão, ao longo da Linha 9-Esmeralda, saindo da Avenida Miguel Yunes (entre as estações Jurubatuba e Autódromo) até a Estação Villa-Lobos – Jaguaré.

Ao todo, são seis acessos: um acesso pela Avenida Miguel Yunes, 620; quatro acessos junto às estações Jurubatuba, Santo Amaro, Vila Olímpia e Cidade Universitária; e o sexto acesso pela ciclopassarela da Prefeitura de São Paulo nas proximidades da Ponte Cidade Jardim (Parque do Povo).

Um diferencial da ciclofaixa são os seis pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento, localizados ao longo do percurso: Avenida Miguel Yunes, Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa-Lobos – Jaguaré. Além disso, há um estacionamento para carros com 45 vagas, no acesso pela Avenida Miguel Yunes.

Pista provisória

Cabe ressaltar que, em razão das obras de implantação da Linha 17-Ouro de monotrilho, a ciclofaixa está fechada entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta. A alternativa para os ciclistas é a via aberta provisoriamente pelo Metrô de São Paulo na outra margem do Rio Pinheiros, com transposições nas pontes João Dias e Cidade Jardim.

CPTM

Acompanhe as últimas notícias sobre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, acessando a seção CPTM.

Leia também

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here