A Companhia de Engenharia de Tráfego vai passar a orientar os motociclistas que transitam pelo sentido Rodovia Castelo Branco da Marginal Pinheiros a usarem, preferencialmente, a pista local.
A partir de quinta-feira, dia 21 de fevereiro, nas pontes João Dias, Morumbi, Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim) e Eusébio Matoso, faixas de vinil instaladas sobre a pista expressa da Marginal Pinheiros trarão a recomendação: “Moto use Pista Local”.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Com isso, a expectativa é reduzir a gravidade dos acidentes envolvendo motos. Dados da própria Companhia de Engenharia de Tráfego apontam uma alta de 17,7% no número de motociclistas mortos no trânsito paulistano, de 2017 (311 fatalidades) para 2018 (366 fatalidades).
Ainda segundo a análise da Companhia de Engenharia de Tráfego sobre acidentes com vítimas na cidade de São Paulo, perto de 30% dos fatais ocorrem pelo posicionamento entre faixas, fora da visão dos outros veículos (ponto cego). Outros 33% demonstram a perda de controle da moto, queda do condutor e morte.
Ao estimular o uso da pista local, a Companhia de Engenharia de Tráfego espera proteger os motociclistas e poupar suas vidas. Afinal, nessa pista a velocidade máxima permitida varia entre 50 km/h e 60 km/h. Já na pista expressa, onde a velocidade regulamentada é de 90 km/h para veículos leves, os motoqueiros ficariam mais vulneráveis.
O corredor da Marginal Pinheiros contabilizou, em 2018, dez acidentes fatais envolvendo motos, à frente de vias como Avenida Aricanduva e Estrada de Itapecerica e o trecho urbano da Rodovia Raposo Tavares.
Vale lembrar que a sinalização de orientação, visível naquelas quatro pontes, tem caráter meramente educativo, não gerando autuações para quem trafegar pela pista expressa da Marginal Pinheiros.
As faixas informativas são parte ainda do Programa Vida Segura, promovido pela atual gestão da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes com base no conceito de Visão Zero, partindo da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito.
Marginal Tietê
A primeira restrição à circulação de motos na Marginal Tietê ocorreu na pista expressa em ambos os sentidos em agosto de 2010. No sentido Rodovia Ayrton Senna, as motos não podem trafegar na pista expressa, de 300 metros antes da Ponte Nova Fepasa até a Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé).
Já no sentido Rodovia Castelo Branco, a proibição de circulação na pista expressa vale de 400 metros antes da Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé) até a Ponte Atílio Fontana.
Já em meados de 2017 entrou em vigor a restrição para motos na pista central da Marginal Tietê durante a madrugada, também em ambos os sentidos. O horário de restrição é das 22h às 5h.
Os motociclistas que desrespeitam a regra na Marginal Tietê estão passíveis de serem autuados por cometerem uma infração de gravidade média, com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e valor de R$ 130,16.
Notícias
Acompanhe todas as notícias sobre o trânsito da cidade de São Paulo, acessando a seção Trânsito.
Mobilidade Sampa
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Siga o @mobilidadesampa no Instagram.