18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Confira o funcionamento do transporte público com o fim do horário de verão

À meia-noite deste sábado, 16 de fevereiro, para domingo, dia 17 de fevereiro, chega ao fim o horário de verão, com isso os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.

Aqui na capital paulista o transporte público sofrerá algumas mudanças por causa do fim do horário de verão. Confira abaixo as mudanças previstas pela CPTM, pelo Metrô, incluindo as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, além da EMTU e SPTrans.

CPTM

Neste final de semana, a CPTM irá operar por uma hora a mais de sábado, dia 16 de fevereiro, para domingo, dia 17 de fevereiro.

Com a mudança de horário, os passageiros poderão embarcar até à 1h de domingo, dia 17 de fevereiro, do novo horário (2h do horário antigo). Vale ressaltar que no domingo, todas as estações reabrem para o público no horário normal, às 4h.

METRÔ

O Metrô de São Paulo seguirá com as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15- Prata, abertas e seus trens circulando até a 1h da madrugada do domingo (ou 2h do horário antigo).

A medida também será adotada na Linha 4-Amarela e na Linha 5- Lilás, que são operadas pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, respectivamente.

Com a ampliação do horário de circulação dos trens, o número de viagens ofertadas na rede operada pelo Metrô será maior: serão 20 viagens extras na Linha 1-Azul, 22 viagens extras na Linha 2-Verde, 18 viagens extras na Linha 3-Vermelha e 16 viagens extras na Linha 15-Prata. Para a operação do sistema no domingo, dia 17 de fevereiro, a abertura das estações acontecerá no horário ajustado, às 4h40.

SPTRANS

sptrans noite
Foto: Sidnei Santos

A SPTrans informa que as linhas de ônibus que operam até a meia-noite funcionarão até às 23h59 no sábado, dia 16 de fevereiro.

O serviço Noturno, que normalmente opera a partir de 0h, neste sábado começará a circular quando os relógios forem atrasados em uma hora e marcarem 23h, já no novo horário.

Nesta madrugada, de sábado para domingo, dia 17 de fevereiro, o Noturno vai operar cinco horas, uma hora a mais que o habitual. Essa medida será adotada para garantir atendimento a todos os passageiros do sistema municipal de transportes.

Importante ressaltar que com o término do horário de verão não haverá prejuízo aos passageiros do transporte público.

Para passagens pagas com créditos comuns é possível realizar até 4 embarques em ônibus diferentes em 3 horas, com o pagamento de 1 tarifa; no caso de créditos de estudante e vale transporte o período de integração é de 2 horas, assim como ao intercalar com os trens do Metrô e da CPTM.

EMTU

As linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU irão operar por uma hora a mais até a meia-noite do novo horário (1h do antigo horário de verão). A partir de domingo, dia 17 de fevereiro, as linhas cumprirão a tabela horária normalmente.

HISTÓRICO DO HORÁRIO DE VERÃO

Criado com a finalidade de economizar energia e aproveitar o maior período de luz solar durante os meses mais quentes do ano, quando os dias também são mais longos, a medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931 e adotada em caráter permanente a partir de 2008.

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS