A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) testou neste fim de semana, na Linha 13-Jade, um trem da série 7000, este que geralmente é utilizado nas linhas 9-Esmeralda e 12-Safira. A composição é fabricada pela empresa CAF.
Os testes foram realizados sem a presença de passageiros e segundo informações extra-oficiais, os testes realizados foram para homologação de um sistema chamado de ATO (Operação Automática do Trem).
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A série 7000 não deve prestar serviços na Linha 13-Jade, logo após a conclusão da homologação, a composição deve retornar para sua linha operacional de origem.
Essa é a terceira frota de trens que opera na linha que liga a região do Aeroporto de Guarulhos à Estação Engenheiro Goulart, que faz interligação com a Linha 12-Safira.
Vale ressaltar que a linha iniciou sua operação com os trens da série 9500, que atualmente estão em sua totalidade na Linha 7-Rubi. Hoje, a linha opera com trens da série 9000, fabricados pela empresa Alstom.
A Linha 13-Jade terá sua frota exclusiva no futuro, a série 2500. Essa nova frota está sendo construída pela Temoinsa Sifang e todas as composições vão ter oito carros e terá a bordo o que há de mais moderno atualmente. A previsão é de que as primeiras composições cheguem ainda esse semestre para realização de testes no Brasil.
MOBILIDADE SAMPA
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Siga o @mobilidadesampa no Instagram.