Prefeitura de Praia Grande planeja reunião com a EMTU para reiterar pedido de extensão do VLT

130
Praia Grande VLT Baixada integração tarifária segunda fase
Foto: Divulgação
Publicidade

A Prefeitura de Praia Grande, no litoral paulista, aguarda a troca de gestão da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), para reiterar o pedido de extensão do trajeto do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) até a cidade.

A gestão municipal reivindica há anos que o VLT seja estendido até o Terminal Tude Bastos, e que o transporte intermunicipal, do terminal em direção ao Litoral Sul, ocorra por meio do BRT (Bus Rapid Transit), cujo projeto é de responsabilidade da EMTU.

A proposta da Prefeitura de Praia Grande é que o VLT seja interligado do Terminal Tude Bastos à Avenida Angelina Preti, na cidade de São Vicente. O percurso, com uma extensão de aproximadamente 3,8 quilômetros, seria complementado através de uma integração com um projeto de BRT, dentro da Praia Grande, que seguiria até a cidade de Peruíbe.

Na Baixada Santista está em operação um trecho do VLT, desde abril de 2015, mas de forma comercial desde 31 de janeiro de 2016; entretanto, com a ampliação gradativa do número de estações e horário de operação.

Somente em 31 de janeiro de 2017 foi entregue o primeiro trecho completo, com 11,8 quilômetros de extensão e 15 estações fazendo a ligação entre o Porto de Santos e o Terminal Barreiros, em São Vicente.

O sistema transporta atualmente 23 mil passageiros por dia.

as estações do vlt
Estações do VLT

O segundo trecho do VLT, denominado Conselheiro Nébias – Valongo, ainda está em fase de licitação. A data para o certame, a quinta data após quatro adiamentos, ficou agendada para o dia 5 de fevereiro.

Com os dois novos trechos, São Vicente (Terminal Barreiros) – Porto de Santos e Conselheiro Nébias – Valongo, na cidade de Santos, serão transportados em média 70 mil passageiros por dia, de acordo com a EMTU.

Praia Grande

Para saber as últimas notícias sobre o transporte em Praia Grande, clique aqui. Para saber as últimas notícias sobre o trânsito em Praia Grande, clique aqui.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here