Transwolff recebe três novos ônibus elétricos

Os veículos circularão na linha 6030/10 Unisa Campus 1 - Terminal Santo Amaro

671
elétricos byd novos ônibus
Foto: Leon Rodrigues/Secretaria de Comunicação

Nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro, foram apresentados, três dos quinze novos ônibus elétricos que passarão a circular na linha 6030/10 Unisa Campus 1 – Terminal Santo Amaro, operada pela empresa Transwolff.

A iniciativa, que é pioneira no Brasil, conta com energia 100% limpa, uma vez que a energia elétrica consumida pelos veículos será gerada por meio de placas de captação solar em uma fazenda da BYD – fabricante do chassi – no interior de São Paulo.

A expectativa é que os três primeiros veículos estejam circulando ainda este ano; os demais entrarão no sistema gradativamente.

Os ônibus, modelo BYD D9W, são 100% elétricos, movidos a bateria, têm espaço para até 81 passageiros, área para cadeira de rodas, acessibilidade com rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, portas digitais USB e ar-condicionado.

A linha onde os ônibus irão operar foi selecionada após estudos de viabilidade da SPTrans, que convidou todas as empresas do sistema para que manifestassem interesse em participar do Projeto Piloto para operar 15 ônibus elétricos da BYD. Nove operadoras do sistema manifestaram interesse em participar do projeto.

Os critérios para a escolha da empresa e da linha levaram em conta o percurso, a quilometragem diária por veículo, o número de passageiros transportados, a frota, o menor custo para disponibilização da energia elétrica no local de abastecimento, a distância entre a garagem e o ramal elétrico.

A linha 6030/10 Unisa Campus 1 – Terminal Santo Amaro, operada pela empresa Transwolff, atende todos os critérios estabelecidos para o projeto. Ela tem 29,7 km de extensão, 21 ônibus na frota, opera com intervalo médio de 5,5 minutos no horário de pico da manhã e transporta, em média, 17,5 mil passageiros por dia útil.

LEIA TAMBÉM

SPTRANS

Para ficar por dentro das últimas notícias da SPTrans como alterações de linhas de ônibus, entre outras notícias, clique aqui.

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here