Na madrugada da virada do ano, as linhas do Metrô e da CPTM terão funcionamento especial para atender aos passageiros que irão comemorar a chegada de 2019 no evento Réveillon na Paulista. Confira a programação especial.
LINHAS DA CPTM
Na madrugada da virada do ano, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) manterá a circulação de trens para atender aos passageiros que vão participar do Réveillon na Avenida Paulista.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
As estações das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade estarão abertas para embarque e desembarque até à 1h da madrugada do dia 1º de janeiro.
Após à 1h, somente as estações Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o Metrô, estarão abertas para a transferência dos passageiros e para o desembarque.
Nesse período, o intervalo entre as composições será de 20 minutos em todas as linhas da CPTM. As demais estações do sistema continuarão funcionando na madrugada só para desembarque.
#Reveillon #ObrasCPTM Confira os detalhes da operação neste feriado e das obras que vão alterar a circulação da Linha 11-Coral neste domingo, dia 30: https://t.co/gWb5sNSIyz pic.twitter.com/07eg48x3xd
— CPTM (@CPTM_oficial) 28 de dezembro de 2018
OBRAS DE MODERNIZAÇÃO
Somente haverá obras de modernização no domingo, dia 30 de dezembro, na Linha 11-Coral. Das 4h até à meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações Brás e Tatuapé.
O intervalo médio dos trens entre as estações Luz e Estudantes será de 20 minutos e as viagens serão diretas, sem necessidade de transferência na Estação Guaianases.
LINHAS 1-AZUL, 2-VERDE E 3-VERMELHA DO METRÔ
Na virada do ano, para facilitar o deslocamento dos passageiros, o Metrô preparou um esquema especial de operação. Nas linhas 1-Azul, 2-Verde, exceto Estação Consolação, e 3-Vermelha, o embarque poderá ser realizado até às 2h da madrugada.
Após esse horário, quem estiver no evento Réveillon na Paulista, poderá utilizar as estações Paraíso, que integra as linhas 1-Azul e 2-Verde, Brigadeiro e Trianon-Masp, da Linha 2-Verde para embarcar. As demais estações nessas linhas continuarão em operação, mas somente para desembarque.
Na Linha 15-Prata do monotrilho, o funcionamento das estações Oratório e Vila Prudente não será alterado na virada do ano e ambas fecham no horário habitual, à meia-noite, reabrindo às 4h40 do dia 1º de janeiro. Já no trecho entre as estações Oratório e Vila União, a operação ocorre todos os dias, das 6h às 20h.
🎇 Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão trens em circulação na madrugada do Réveillon, exceto a Linha 15-Prata, que fecha a 0h. Estação Consolação, próxima ao palco da Paulista, será fechada às 16h do dia 31 por questões de segurança. Saiba + https://t.co/Nhos8DBA3S pic.twitter.com/2Za9bZRGkB
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) 27 de dezembro de 2018
ESTAÇÃO CONSOLAÇÃO FECHA MAIS CEDO NO DIA 31 DE DEZEMBRO
Quem normalmente utiliza a Estação Consolação da Linha 2-Verde para embarcar deve ficar atento às mudanças programadas no último dia do ano.
Por questões de segurança, devido a proximidade ao local do evento Réveillon na Paulista, todos os acessos à esta estação serão fechados às 16h do dia 31 de dezembro e reabrirão somente no dia 1º de janeiro, às 4h40.
Para atender os pasageiros que forem à Avenida Paulista, o contingente de funcionários será reforçado nas estações mais próximas ao local do evento. Por medida de segurança, o Metrô recomenda aos passageiros que sigam as orientações dos empregados e não formem aglomerações nas plataformas e mezaninos das estações.
Nas estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp, a aquisição de bilhetes poderá ser feita nos terminais de autoatendimento ou nas bilheterias das estações durante toda a madrugada. Já nas demais estações, a venda de bilhetes nas bilheterias acontece até às 2h.
Caso o passageiro presencie alguma anormalidade, poderá enviar um SMS Denúncia para o telefone (11) 97333-2252 ou enviar uma mensagem no aplicativo Metrô Conecta (disponível para Android e iOS) para contato com o Metrô.
Basta enviar uma mensagem para atuação dos funcionários do Corpo de Segurança. O Metrô garante total anonimato do passageiro. Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.
No primeiro dia de 2019, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40.
LINHA 4-AMARELA OPERADA PELA CONCESSIONÁRIA VIAQUATRO
A Estação Paulista da Linha 4-Amarela terá funcionamento ininterrupto durante a madrugada do dia 1° de janeiro de 2019. Já as demais estações da Linha 4-Amarela permanecem abertas para embarque e desembarque até às 2h da madrugada.
Após esse horário, as estações ficarão abertas somente para o desembarque, ou seja, o passageiro pode embarcar na Estação Paulista e desembarcar em qualquer outra.
A concessionária ViaQuatro recomenda a compra antecipada das passagens para evitar filas de última hora e lembra aos passageiros que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.
No primeiro dia de 2019, a Linha 4-Amarela, seguindo a mesma programação do sistema metroviário, volta a operar nos horários habituais, com reabertura das estações para o embarque a partir das 4h40.
LINHA 5-LILÁS
Como toda a rede metroviária, todas as estações da Linha 5-Lilás de metrô ficarão abertas até às 2h para embarque na madrugada do dia 1° de janeiro de 2019. Após esse horário, as estações funcionarão apenas para o desembarque.
Já no dia 1° de janeiro de 2019, as estações da Linha 5-Lilás, vão seguir a mesma programação do sistema metroviário, voltando a operar nos horários habituais, com reabertura das estações para o embarque a partir das 4h40.
NOTÍCIAS
Para ficar por dentro das últimas notícias sobre as linhas do Metrô e da CPTM, clique nas categorias: CPTM, Metrô SP e ViaQuatro.
LEIA TAMBÉM
- Réveillon na Paulista 2019 terá shows de Jorge Ben Jor com Gal Costa e do sambista Péricles com Diogo Nogueira
- Pela primeira vez, Réveillon da Avenida Paulista terá queima de fogos sem estampidos
MOBILIDADE SAMPA
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.