Nesta sexta-feira, dia 7 de dezembro, foram anunciadas melhorias na linha 476L-10 Metrô Vila Mariana – Lar Escola São Francisco, que passa a operar, também, aos fins de semana, com miniônibus plenamente acessíveis e frota ampliada.
O serviço tem um padrão diferenciado das demais linhas municipais por trazer uma frota 100% acessível, ar-condicionado, um auxiliar de bordo que ajudará no embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida e trajeto ampliado para atender as 17 unidades de saúde da região.
A partir de sábado, dia 8 de dezembro, o passageiro poderá conferir a ampliação do serviço SP+ na linha 476L Metrô Vila Mariana – Lar Escola São Francisco.
🚍♿️ Hoje (07/12) foram entregues novos ônibus acessíveis para a linha 476L-10 Metrô Vila Mariana – Lar Escola São Francisco, que circula em uma região com 120 unidades de saúde (AACD, APAE, Hospital São Paulo, entre outras). A linha também teve seu atendimento ampliado. pic.twitter.com/RHMrLSgj5J
— São Paulo Transporte (@sptrans_) 7 de dezembro de 2018
O itinerário da linha 476L-10 Metrô Vila Mariana – Lar Escola São Francisco foi estendido para três novas ruas, com o objetivo de ampliar o atendimento à região da Vila Clementino, que concentra diversos estabelecimentos de saúde que prestam assistência a pessoas com mobilidade reduzida, como AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e, também, clínicas e hospitais, como o Hospital São Paulo.
A linha passa a operar nos dias úteis e aos fins de semana, das 6h às 20h, com 28 partidas nos dias úteis, 15 partidas aos sábados e domingos, o que representa uma ampliação no atendimento levando a uma estimativa de transportar cerca de 560 passageiros por dia. Os veículos passam a circular em parte das ruas Napoleão de Barros, Estado de Israel e Botucatu.
Conforme a seguir:
Sentido único: normal até a Rua Borges Lagoa, Rua Napoleão de Barros, Rua Estado de Israel, Rua Botucatu, prosseguindo normal.
🙆♀️ O serviço tem um padrão diferenciado ao oferecer uma frota 100% acessível (espaço para até 4 cadeiras de rodas, piso baixo e rampa na porta dianteira), com ar-condicionado, USB e auxiliar de bordo que ajuda no embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida. pic.twitter.com/IxV2jKhKV8
— São Paulo Transporte (@sptrans_) 7 de dezembro de 2018
Além da mudança no trajeto, a linha passa a contar com dois miniônibus plenamente adaptados para o atendimento a pessoas com mobilidade reduzida, em substituição ao ônibus do tipo Padron, que operava somente nos dias úteis, até então.
Os novos miniônibus oferecem acessibilidade completa, não têm catracas, possuem espaço para até quatro cadeiras de rodas, piso baixo e porta dianteira com acesso por meio de rampa, além de suspensão pneumática com sistema de movimentação vertical, que permite o rebaixamento do veículo para facilitar o embarque e desembarque.
Estes veículos têm capacidade para 13 passageiros sentados e 19 em pé, além do espaço para quatro cadeiras de rodas, totalizando 36 passageiros; possuem as mesmas características dos miniônibus que operam na linha 605A/10 Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara.
Os operadores da linha receberam treinamento específico para operação dos veículos, além de uma cartilha especial sobre acessibilidade, desenvolvida pela SPTrans.
A frota da cidade conta com 14.351 ônibus, 95% de acessibilidade nos veículos, e está sendo renovada constantemente. Somente entre 2017 e 2018, foram entregues 2.500 veículos novos ao sistema, sendo 1.316 durante o ano de 2018.
📒 Os operadores da linha receberam treinamento específico para operação dos veículos, além de uma cartilha especial sobre acessibilidade, desenvolvida pela SPTrans. Saiba mais: https://t.co/Y601U4vEIS pic.twitter.com/hoYjCTMDHv
— São Paulo Transporte (@sptrans_) 7 de dezembro de 2018
Cartilha “Acessibilidade Treinamento Transporte Coletivo”
Produzida pela SPTrans e utilizada no treinamento aos operadores do sistema de ônibus municipais.
Em seu conteúdo a cartilha instrui os operadores quanto à postura correta para auxiliar o embarque e desembarque de passageiros especiais. Durante o treinamento, os profissionais do transporte têm os olhos vedados, parte dos membros imobilizados ou são presos em uma cadeira de rodas.
O objetivo é sensibilizá-los sobre a dificuldade enfrentada pelo passageiro com mobilidade reduzida em seu dia a dia.
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