Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo a homologação da licitação, adjudicação e extrato de contrato referente às obras de extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM entre as estações Grajaú e Varginha.
O consórcio vencedor, Concrejato-Alberoni e Arruda, terá 18 meses para a conclusão dos trabalhos e mais 12 meses para a operação assistida. A previsão de conclusão das obras é para 2020.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A extensão de 4,5 km foi prometida na campanha eleitoral de 2010 e teve as obras iniciadas em 2013, onde deveriam ter ficado prontas em 2015.
Entretanto, em 2016 o Governo do Estado de São Paulo fez uma uma nova promessa de conclusão para o segundo semestre de 2018.
Atualmente, a Linha 9-Esmeralda opera entre as estações Osasco e Grajaú, e possui transferência com a linha 8-Diamante da CPTM e com as linhas 4-Amarela (na estação Pinheiros) e 5-Lilás (na estação Santo Amaro) de metrô.
No futuro, a linha contará com transferência para a linha 17-Ouro de monotrilho, na Estação Morumbi.
As estações Mendes-Vila Natal e Varginha, devem trazer 110 mil novos passageiros para a Linha 9-Esmeralda.