Ação de saúde e campanha do Novembro Azul acontecem nesta segunda-feira, dia 26

Nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, as estações Luz e São Caetano da CPTM receberão ação de saúde para alertar os passageiros sobre os riscos da hipertensão e no Terminal Metropolitano Santo André Leste da EMTU acontece a campanha do Novembro Azul.

Hipertensão

Nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, as estações Luz, das linhas 7-Rubi e 11-Coral e São Caetano da linha 10-Turquesa receberão ação de saúde para conscientizar os passageiros sobre os riscos da hipertensão.

Na Estação da Luz, o evento acontece das 9h às 16h. Na Estação São Caetano, a ação ocorrerá das 12h às 15h. No dia, os passageiros poderão aferir a pressão arterial e consultar um farmacêutico sobre o uso correto de medicamentos.

A hipertensão é uma doença crônica que acomete 25% dos brasileiros e causa cerca de 300 mil mortes anualmente no país, segundo dados do Ministério da Saúde. Ela ocorre quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias está elevado, fazendo com que o coração tenha que realizar um esforço maior para distribuir o sangue pelo corpo.

A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. A única maneira de diagnosticar a condição é aferindo a pressão regularmente. A medição deve ser realizada uma vez por ano. Porém, se houver hipertensos na família, a avaliação deve ocorrer no mínimo duas vezes ao ano.

Cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da hipertensão. Seus principais sintomas incluem dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Para prevenir, hábitos simples fazem a diferença. Manter o peso adequado, não fumar, moderar o consumo de sal, bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos, praticar atividades físicas e reduzir o estresse, aproveitando os momentos de lazer, são atitudes essenciais para evitar a hipertensão.

Novembro Azul

Na segunda-feira, dia 26 de novembro, psicólogos e psicodramatistas da Federação Brasileira de Psicodrama estarão no Terminal Metropolitano Santo André Leste da EMTU para a campanha do Novembro Azul – mês de conscientização na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A ação é uma parceria da EMTU com a Federação Brasileira de Psicodrama e o Psicodrama Público Mané Garrincha.

Das 10h às 13h os passageiros receberão orientações e poderão participar de esquetes teatrais sobre a saúde do homem, incluindo o câncer de próstata. Haverá distribuição de material informativo e laços azuis – símbolos da campanha.

O objetivo da campanha é alertar os homens para a importância do diagnóstico precoce deste que é o segundo câncer mais frequente na população masculina brasileira. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa é de 68.220 novos casos para o país neste ano de 2018.

O Terminal Metropolitano Santo André Leste fica localizado na Rua Visconde de Taunay, na região central de Santo André.

Deixe um comentário