19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Novo sistema de Zona Azul será implantado em Guarulhos

Em até 90 dias, a cidade de Guarulhos vai ganhar um novo sistema de Zona Azul (estacionamento rotativo pago) que contará com um total de 2.994 vagas.

  • 199 vagas serão destinadas a idosos (5%)
  • 128 vagas para deficientes (2%)
  • 128 para motocicletas (2%)

As demais 2.539 vagas são para o chamado sistema operacional normal que será totalmente digitalizado.

De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, o motorista poderá reservar sua vaga por 30 minutos (tempo mínimo), 1 hora (intermediário), ou 2 horas (tempo máximo), por meio de um aplicativo instalado no celular, ou comprando o cartão virtual dos monitores do sistema, que estarão trabalhando nas ruas para atender o público.

Para cada 100 vagas, haverá a cobertura de um monitor. Isso vai proporcionar a geração de 32 novos empregos (30 monitores e dois supervisores). Outra vantagem: o motorista poderá comprar seu ticket do funcionário com cartão de débito ou crédito.

O sistema digitalizado irá impedir que o motorista fique estacionado por 2 horas e, depois desse tempo, tire o veículo do local e estacione em uma região próxima. A leitura das placas irá impedir a compra de uma nova vaga na Zona Azul.

A distribuição das 2.994 vagas vai acontecer da seguinte forma:

  • 1.743 vagas na região central
  • 733 vagas na região do Bosque Maia
  • 215 vagas no Macedo
  • 170 vagas na Vila Galvão
  • 133 vagas no Bom Clima

A implantação só é possível em razão da aprovação do projeto lei 2.395 de 2018, de autoria do Executivo, pela Câmara Municipal, em sessão extraordinária de 21 de agosto.

DEVOLUÇÃO DE CRÉDITOS

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana ainda esclarece que não houve rompimento de contrato com a Serttel (empresa que administrava os serviços da Zona Azul na cidade). A contratação foi feita por um período de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos (o que aconteceu).

Mas ao final desse período, sob o ponto de vista legal, não poderia mais ser prorrogado. Por esse motivo, a saída da empresa foi inevitável.

Em relação aos créditos adquiridos pelos motoristas no período em que o serviço da Zona Azul esteve desativado, todos vão ser ressarcidos, pois eles não expiraram. Continuam válidos e assim que o processo de licitação estiver concluído, com a contratação da nova empresa, eles poderão ser utilizados normalmente pelos motoristas do sistema.

TRANSPORTES E TRÂNSITO

Para ficar por dentro das últimas informações sobre mobilidade urbana na cidade de Guarulhosacesse aqui a página da Secretaria de Transportes e Trânsito, da Prefeitura de Guarulhos.

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS