Novo sistema de Zona Azul será implantado em Guarulhos

Em até 90 dias, a cidade de Guarulhos vai ganhar um novo sistema de Zona Azul (estacionamento rotativo pago) que contará com um total de 2.994 vagas.

  • 199 vagas serão destinadas a idosos (5%)
  • 128 vagas para deficientes (2%)
  • 128 para motocicletas (2%)

As demais 2.539 vagas são para o chamado sistema operacional normal que será totalmente digitalizado.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • De acordo com a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, o motorista poderá reservar sua vaga por 30 minutos (tempo mínimo), 1 hora (intermediário), ou 2 horas (tempo máximo), por meio de um aplicativo instalado no celular, ou comprando o cartão virtual dos monitores do sistema, que estarão trabalhando nas ruas para atender o público.

    Para cada 100 vagas, haverá a cobertura de um monitor. Isso vai proporcionar a geração de 32 novos empregos (30 monitores e dois supervisores). Outra vantagem: o motorista poderá comprar seu ticket do funcionário com cartão de débito ou crédito.

    O sistema digitalizado irá impedir que o motorista fique estacionado por 2 horas e, depois desse tempo, tire o veículo do local e estacione em uma região próxima. A leitura das placas irá impedir a compra de uma nova vaga na Zona Azul.

    A distribuição das 2.994 vagas vai acontecer da seguinte forma:

    • 1.743 vagas na região central
    • 733 vagas na região do Bosque Maia
    • 215 vagas no Macedo
    • 170 vagas na Vila Galvão
    • 133 vagas no Bom Clima

    A implantação só é possível em razão da aprovação do projeto lei 2.395 de 2018, de autoria do Executivo, pela Câmara Municipal, em sessão extraordinária de 21 de agosto.

    DEVOLUÇÃO DE CRÉDITOS

    A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana ainda esclarece que não houve rompimento de contrato com a Serttel (empresa que administrava os serviços da Zona Azul na cidade). A contratação foi feita por um período de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco anos (o que aconteceu).

    Mas ao final desse período, sob o ponto de vista legal, não poderia mais ser prorrogado. Por esse motivo, a saída da empresa foi inevitável.

    Em relação aos créditos adquiridos pelos motoristas no período em que o serviço da Zona Azul esteve desativado, todos vão ser ressarcidos, pois eles não expiraram. Continuam válidos e assim que o processo de licitação estiver concluído, com a contratação da nova empresa, eles poderão ser utilizados normalmente pelos motoristas do sistema.

    TRANSPORTES E TRÂNSITO

    Para ficar por dentro das últimas informações sobre mobilidade urbana na cidade de Guarulhos, acesse aqui a página da Secretaria de Transportes e Trânsito, da Prefeitura de Guarulhos.

    MOBILIDADE SAMPA

    Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

    Então curta nossa página no Facebook.

    Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

    Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

    Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

    Deixe um comentário