Mais uma manhã difícil para os passageiros que utilizam a Linha 3-Vermelha do Metrô, desta vez os problemas na linha foram causados em razão da presença de usuário na via na Estação Belém. Enquanto as estações da Linha 3-Vermelha, exceto a Estação Vila Matilde, não tiverem as portas de plataforma, este problema continuará acontecendo infelizmente.
Por volta das 7h30, a Linha 3-Vermelha passou a operar com restrições operacionais, em virtude da presença de usuário na via na Estação Belém. A partir das 7h55, entre as estações Tatuapé e Bresser, os trens estavam circulando por via singela. O Metrô informava que o número de bloqueios para entrada nas estações havia sido reduzido por segurança.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
#MetroSP #CPTM Lá na Estação #Palmeiras-Barra Funda, a Paula também enviou esta foto via #Whatsapp onde mostra a transferência fechada entre o Metrô e a CPTM às 8h28. @cptmnoticiando @metronoticiando pic.twitter.com/rPaF8qBB9L
— Mobilidade Sampa (@MobilidadeSampa) October 18, 2018
Às 8h03, a integração com as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM na Estação Tatuapé estava aberta, além da integração com a Linha 11-Coral da CPTM na Estação Corinthians-Itaquera. Uma das alternativas para “fugir” da Linha 3-Vermelha era utilizar justamente as linhas 11-Coral e 12-Safira, porém os trens circulavam lotados.
Fila de embarque na Estação Belém da #Linha3Vermelha chega a passarela. 8h20 #metrosp pic.twitter.com/4Zo9wSr77x
— Aline ou Kelly (@AlineKelly) October 18, 2018
Na Estação Palmeiras-Barra Funda, por volta de 8h35, a transferência entre a Linha 3-Vermelha e as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM estava fechada. Em diversas estações como Tatuapé, Belém, Carrão, Corinthians-Itaquera, Patriarca, Guilhermina-Esperança e Vila Matilde as filas para entrar na estação estavam “quilométricas”, a perder de vista. Na Estação Patriarca, por exemplo, as filas estavam no terminal de ônibus.
#metrosp #linha3vermelha Estação Guilhermina Esperança, filas quilométricas pic.twitter.com/HPRlvPTdln
— Victor Duarte (@Vi_c_tor_97) October 18, 2018
Um pouco antes das 9h, uma das vias entre as estações Tatuapé e Bresser foi liberada e os trens gradativamente entraram em processo de normalização para a retomada do intervalo e velocidade normal. Porém nas estações, o número de bloqueios permanecia reduzido por questão de segurança.
#CPTM A Paula enviou via #Whatsapp esta foto de como está a plataforma da @Linha7_CPTM, sentido Luz, na Estação #Palmeiras-Barra Funda às 8h28. Muita gente fugindo da @Linha3_Vermelha do Metrô. #MetroSP @cptmnoticiando @metronoticiando pic.twitter.com/emikyYgX8L
— Mobilidade Sampa (@MobilidadeSampa) October 18, 2018
A integração com a CPTM na Estação Palmeiras-Barra Funda foi reaberta. Já nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera, a integração gratuita com a CPTM foi fechada e reabriria novamente de forma habitual às 10h.
#MetroSP A @AlineKelly acabou de passar pela Estação Tatuapé e nos enviou este vídeo, as filas para passar pelos bloqueios da @Linha3_Vermelha estão a perder de vista. Ela optou seguir #viagem pela #CPTM na mesma estação. @metronoticiando pic.twitter.com/Qc7VkSMRnp
— Mobilidade Sampa (@MobilidadeSampa) October 18, 2018
Estação Brás
E não teve presença de usuário na via somente na Estação Belém, mais cedo o mesmo fato ocorreu na Estação Brás, entre 5h42 e 6h17. A circulação dos trens da Linha 3-Vermelha ficou alterada em razão deste problema.
Um trem ficou parado na via antes da plataforma, sentido Palmeiras-Barra Funda e os passageiros caminharam pela passarela de segurança até a estação. Após às 6h17, a circulação dos trens foi normalizada gradativamente.
Declaração de ocorrências da Linha 3-Vermelha
No site do Metrô, foi disponibilizada a Declaração de Ocorrências, para os passageiros que precisam justificar o atraso para chegar no trabalho ou na escola. São duas declarações: a primeira referente ao problema na Estação Brás entre 5h42 e 6h17 e a segunda referente ao problema na Estação Belém entre 7h30 e 9h.
Portas de plataforma
Para evitar a presença de usuários na via nas estações do Metrô, uma das soluções é o governo estadual solicitar a colocação das portas de plataforma nas estações, que ainda não possuem o equipamento.
No dia 3 de setembro, o Metrô iniciou a licitação para a implantação das portas de plataforma nas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha que ainda não tem o equipamento. O Rede Noticiando abordou mais informações sobre esse assunto.
Edital para portas de plataforma nas estações do Metrô de São Paulo é lançado
Linhas 4-Amarela e 5-Lilás
Na Linha 4-Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro, a circulação dos trens também ficou alterada em um determinado horário. Na Declaração de Ocorrências, disponibilizada no site da concessionária, foi citado que “devido à falha técnica, os trens ficaram com maior tempo de parada nas estações e circularam com velocidade reduzida, a ocorrência teve início às 7h10 e foi normalizada às 7h20”.
Já na Linha 5-Lilás, operada pela concessionária ViaMobilidade, uma falha em equipamento de via, alterou a circulação dos trens entre as estações Capão Redondo e Chácara Klabin, entre 7h32 e 7h40. Na Estação Giovanni Gronchi, os trens passavam lotados, impossibilitando o embarque dos passageiros.
Situação das linhas
Confira o status das linhas da CPTM e do Metrô em tempo real acessando a plataforma Direto dos Trens. Acompanhe as informações através do site, Twitter ou Telegram.
Leia também
- Trecho da Linha 7-Rubi da CPTM com problemas nesta quinta-feira, dia 18
Mobilidade Sampa
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.