Inauguração da Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela: Eu fui!

339
São Paulo-Morumbi Nublado
Acesso secundário da Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela (Foto: Eduardo Silva)
Publicidade

Após muita expectativa finalmente foi inaugurada neste sábado, dia 27 de outubro, a Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela de metrô. Eu cheguei na estação um pouco antes das 11h30, tinha pegado o ônibus da linha 8700-10 Terminal Campo Limpo, ali na região da Praça Ramos de Azevedo e desembarquei na parada da Avenida Francisco Morato, sentido Taboão da Serra, um pouco antes do Shopping Butantã.

Assim que eu desci do ônibus já deu pra avistar uma grande quantidade de pessoas aglomeradas na frente dos dois acessos da estação, tinham pessoas tirando fotos, fazendo selfies, ainda tinham alguns torcedores do São Paulo que foram visitar a nova estação, já que quando ela abriu às 10h, uma das torcidas do clube compareceu em peso pra conferir a inauguração.

Por falar em acessos, o acesso principal da estação fica localizado no cruzamento da Avenida Francisco Morato (altura do número 2700) com a Avenida Deputado Jacobe Salvador Zveibil, próximo ao Shopping Butantã. Já o acesso secundário fica localizado no cruzamento da Avenida Francisco Morato com a Avenida Jorge João Saad, ao lado do supermercado Walmart.

O acesso secundário é relativamente pequeno e por ele dá pra chegar até o acesso principal, por meio de um túnel que passa por baixo da Avenida Francisco Morato, sem precisar atravessar a avenida, nele também tem um elevador. Já o acesso principal, tem a calçada bastante larga, a área da entrada bastante espaçosa e com elevador que leva até os bloqueios.

Quando eu entrei dentro da estação era nítido ouvir as pessoas comentarem em geral “até que enfim essa estação foi inaugurada!”. Estava bem movimentada a estação, tanto pessoas vindo visitar pra conhecê-la, quanto pessoas que desembarcavam nela. Neste momento, eu aproveitei para iniciar uma live no Facebook do Metrô SP Noticiando (clique abaixo no vídeo para assistir em tela cheia) onde mostrei um pouco da estação desde o acesso secundário até a área dos bloqueios.

No final da live, quando eu tentei chegar perto dos bloqueios o sinal da operadora caiu e a live foi interrompida. Na área dos bloqueios, tem a bilheteria com duas cabines, percebi também que tem máquinas pra consultar o saldo e carregar o Bilhete Único e estavam desmontando o palco que serviu para as autoridades fazerem o discurso durante a inauguração ocorrida às 10h.

Durante a live eu comentei e vou dizer aqui que neste primeiro momento a estação vai funcionar em horário reduzido, ou seja, das 10h às 15h, todos os dias. O horário de funcionamento será ampliado gradativamente. Ah, e tem um detalhe, a cobrança de tarifa já está sendo feita desde o primeiro dia.

Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha 4-Amarela, “a operação reduzida acontece durante a fase de maturação dos equipamentos e sistemas, como os de alimentação elétrica, sinalização e telecomunicações, permitindo o aperfeiçoamento dos métodos de funcionamento da estação”.

são paulo morumbi horário

Depois eu voltei pro lado externo da estação e iniciei uma nova live no Facebook do Metrô SP Noticiando (clique abaixo no vídeo para assistir em tela cheia) e dessa vez o sinal não caiu! Ufa! Eu comecei mostrando a movimentação do trânsito na Avenida Francisco Morato, nela passam muitas linhas de ônibus que vêm das cidades de Itapecerica da Serra e Embu das Artes e também de bairros da Zona Sul como Campo Limpo.

Muitos passageiros que moram nesses locais passarão a descer na Estação São Paulo-Morumbi pra usar a Linha 4-Amarela e não ir mais até a região da Estação Butantã, agora a penúltima estação da linha. Quando a estação estiver funcionando em horário integral, a estimativa é que passem por ela em torno de 27 mil passageiros. Os moradores de bairros vizinhos à estação como Butantã, Morumbi, Vila Inah e Caxingui também vão utilizar bastante a estação.

Durante a segunda live eu também mostrei as obras do terminal de ônibus que será ligado à estação, no sentido Taboão da Serra da Avenida Francisco Morato, tinham tapumes na cor branca e não deu pra ver muita coisa. O futuro terminal de ônibus deve ser inaugurado em dezembro, mas ainda não se têm notícias de quais linhas de ônibus a SPTrans e a EMTU devem remanejar ou criar para o novo terminal, vamos aguardar essas informações a respeito nos próximos meses.

Depois que eu encerrei a segunda live no Facebook eu desci na área dos bloqueios novamente para descer até a plataforma e conhecer o restante da estação. Não tem muita diferença do restante das estações da Linha 4-Amarela, são três lances de escadas para chegar até as plataformas, por enquanto só está funcionando uma das plataformas. O fluxo de passageiros estava bastante intenso no momento em que eu desci até a plataforma.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apenas uma curiosidade que eu falei na live no Facebook é que a cobertura do terminal de ônibus vista do alto tem o formato da bandeira do Estado de São Paulo na cor branca. Agora fica a expectativa para que a estação funcione em horário integral, vamos ver se a concessionária seguirá o mesmo exemplo das recém-inauguradas estações da Linha 5-Lilás que passaram a funcionar em horário integral, duas semanas após serem inauguradas.

E você vai utilizar a nova estação? A sua rotina será modificada no dia a dia para se deslocar até o trabalho ou a escola? Me conte abaixo nos comentários. Agora a próxima inauguração prevista da Linha 4-Amarela será a Estação Vila Sônia, somente no ano de 2020, a estação ficará localizada na altura do número 3900 da Avenida Francisco Morato.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

#patiovilasonia #obrasdometro #nossoescopo #serralheriaemgeral #sevenlaef #sevenpunchfer #gruposeven #movidoadesafios

Uma publicação compartilhada por Seven Soluções De Engenharia (@seven_solucoes_de_engenharia) em

Se você tiver qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar enviando uma mensagem para o número do Whatsapp (11) 96292-9448 ou enviando um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br que irei te responder.

Um forte abraço e até mais!

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here