Aplicativo para denúncias de abuso sexual no transporte público é lançado em Diadema

Botão Mulher + Segura, do aplicativo CittaMobi, permite que o usuário envie alertas de emergência também de outros locais

35
aplicativo abuso sexual Diadema
Foto: Marcos Luiz/Prefeitura de Diadema

Nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, em que é celebrado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, a Prefeitura de Diadema em parceria com a SOU Diadema e Cittamobi, lançou um recurso que permite denunciar abuso sexual e qualquer outro tipo de violência dentro dos ônibus municipais.

Segundo o Instituto Datafolha, em 2016, no Brasil, 40% das mulheres acima de 16 anos sofreram algum tipo de assédio. No transporte público, foram 5,2 milhões de assédios físicos e 2,2 milhões de mulheres beijadas ou agarradas sem consentimento.

O aplicativo CittaMobi realizou recentemente uma pesquisa, com mais de 59 mil brasileiros, que indicou que a segurança é a maior preocupação entre os entrevistados. Foi pensando neste contexto que o Botão Mulher + Segura foi criado.

O novo recurso está disponível no aplicativo da CittaMobi (disponível para iOS e Android) que já é utilizado para fazer a compra de créditos para o Cartão SOU e para indicação dos horários de chegada dos ônibus nas paradas em tempo real.

A nova função permite à passageira enviar alertas de emergência em apenas três etapas. Para isso, é necessário abrir o menu do aplicativo e clicar no item “alerta de emergência”.

cittamobi menu
Foto: Marcos Luiz

Logo, o passageiro é direcionado para uma tela de opções com a seguinte pergunta: “Que tipo de emergência está ocorrendo?” que dá quatro opções: assalto à mão armada, violência, abuso sexual e outro tipo.

cittamobi problema relatar
Foto: Marcos Luiz

Após selecionar uma dessas, o aplicativo pede para que a denunciante detalhe um pouco sobre o acontecimento, o que é optativo.

cittamobi detalhar
Foto: Marcos Luiz

Ao finalizar, aparece para a passageira uma mensagem informando que o alerta foi encaminhado para os órgãos competentes e a denúncia é enviada para a Guarda Civil Municipal de Diadema que dá prosseguimento à ocorrência.

A denúncia não se restringe apenas à vítima. Quem observa ou presencia uma situação de violência também pode enviar o alerta. Apesar de fazer parte do aplicativo de mobilidade urbana, o passageiro consegue realizar a denúncia independente de estar no ponto ou no ônibus. Então, caso observe alguma situação de violência em outros lugares, pode ser enviado um alerta.

Na cidade, o aplicativo Cittamobi conta com cerca de 20 mil passageiros. Por meio do GPS dos ônibus, o aplicativo mostra o endereço exato do veículo, mesmo que ele esteja se locomovendo durante a ocorrência.

Além de saber as ocorrências, o aplicativo ainda proporciona, para a Guarda Civil Municipal, um mapa de calor da cidade que mostra o local de maiores ocorrências pelo GPS dos celulares dos passageiros.

NOTÍCIAS

Para ficar por dentro das últimas notícias sobre a cidade de Diadema, acesse a seção Notícias no site da Prefeitura de Diadema.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here