Nos próximos dias, a Linha 5-Lilás de metrô, operada pela concessionária ViaMobilidade, deve receber um reforço na frota de trens. Os antigos trens da frota F estão recebendo os últimos ajustes e passando por uma bateria de testes para serem colocados novamente em operação.
Neste sábado, dia 13 de outubro, as estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin passaram a funcionar em horário integral, com isso a demanda de passageiros da Linha 5-Lilás tende a aumentar, já que agora a Estação Santa Cruz faz conexão com a Linha 1-Azul do Metrô e a Estação Chácara Klabin faz conexão com a Linha 2-Verde do Metrô.
Atualmente, a concessionária opera apenas com os 26 trens da série 500 fase II (antiga frota P), no entanto para manter o intervalo baixo na Linha 5-Lilás, no padrão de metrô, necessitará dos antigos trens da frota F.
FROTA F
Os trens da frota F foram fabricados entre os anos de 2001 e 2002, os TUEs produzidos pela empresa Alstom, modelo Metrópolis A48, e denominados como frota F, haviam sido adquiridos em 2002 para circular na recém inaugurada Linha 5-Lilás, quando operava apenas entre as estações Largo Treze e Capão Redondo.
A antiga frota que é composta por oito trens, até 2017 circulavam sozinhos na Linha 5-Lilás, quando ainda era operada pelo Metrô de São Paulo. A concessionária ViaMobilidade irá modificar o layout externo dos trens, estampando a sua logomarca, além da inserção dos novos avisos sonoros.
A expectativa é de que os trens da antiga frota F, que serão renomeados para série 500 fase I, entrem em circulação nos próximos dias.
MOBILIDADE SAMPA
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.