Plano de mobilidade urbana é instituído em Poá

Principal desafio do plano é desenvolver a compreensão de que mobilidade é resultado de políticas públicas e do desenvolvimento social

42
ônibus em poá
Foto: Divulgação/Departamento de Comunicação de Poá
Publicidade

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, informou que foi instituída a Lei nº 4.031 de 6 de setembro de 2018, que se refere ao Plano de Mobilidade Urbana.

As diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana foram instituídas pela Lei Federal nº 12.587 de 3 de janeiro de 2012, que é o instrumento da política de desenvolvimento urbano de que trata a Constituição Federal. Ela exige que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem Planos de Mobilidade Urbana, que devem ser integrados aos planos diretores.

mobilidade poá
Foto: Divulgação/Departamento de Comunicação de Poá

“Para formulação do Plano de Mobilidade Urbana Municipal foi feito um diagnóstico, após analisar uma série de dados de pesquisa realizada com 750 poaenses e ainda ao avaliar outros quesitos que envolvem o transporte coletivo e o sistema viário. Também realizamos uma série de reuniões com técnicos de diferentes secretarias e os resultados destes trabalhos foram discutidos em audiência pública. Sem esse plano não seria possível nosso município buscar liberação de recursos para nossos projetos”, informou Wilson Lopes, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana.

Segundo o prefeito Gian Lopes, o principal desafio do plano é desenvolver a compreensão de que mobilidade urbana é resultado de políticas públicas e do desenvolvimento social. “Com o Plano de Mobilidade, as políticas públicas serão ampliadas, assim como a participação popular. Temos certeza que com este trabalho registraremos avanços na cidade”, afirmou o prefeito.

táxi poá
Foto: Divulgação/Departamento de Comunicação de Poá

Mobilidade Urbana

O secretário de Transportes, Wilson Lopes, explicou que o tema Mobilidade Urbana é amplo, pois abrange questões de desenvolvimento urbano e influencia na forma como a população se desloca diariamente, priorizando o transporte coletivo sustentável e de boa qualidade.

“Também influencia na saúde, pois assim com a diminuição de automóveis, reduzimos a emissão de poluentes que são responsáveis por várias doenças. Ainda influencia na qualidade de vida da população da cidade pela difusão do conceito de sustentabilidade e na promoção de ambientes de lazer buscando o bem estar comum podendo estimular o uso dos espaços públicos de diversas maneiras”, disse Wilson Lopes.

Wilson Lopes ainda acrescentou que o cenário da mobilidade pode ser transformado com simples ações que coloquem a população em primeiro lugar.

bicicletas em poá
Foto: Divulgação/Departamento de Comunicação de Poá

Notícias

Para saber mais notícias sobre a mobilidade urbana da cidade de Poá, acesse a seção Notícias, no site da Prefeitura de Poá.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here