17.4 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Linha 4-Amarela recebe campanha de rastreamento precoce de hepatite

A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, promove, nos meses de setembro e outubro, em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites, ação de conscientização sobre a hepatite e realização do rastreamento precoce da doença. A campanha acontece nas estações Butantã, Fradique Coutinho, Higienópolis-Mackenzie e Paulista.

O atendimento aos passageiros consiste na realização de testes rápidos e gratuitos, além de levar a todos informações sobre prevenção e cuidados. O exame é realizado por meio de picada no dedo para retirada de uma gota de sangue, com diagnóstico instantâneo. A ação é parte do Projeto Mundial Hepatite Zero, realizado com apoio do Rotary Club, que tem como objetivo identificar os portadores do vírus, oferecer tratamento e dar suporte clínico e psicológico.

“Esse tipo de campanha é importante, pois proporciona a milhares de pessoas, que passam diariamente pelas estações da Linha 4-Amarela, a oportunidade de realizar o exame gratuitamente, de maneira rápida e eficiente”, afirma Juliana Alcides, gestora da área de Sustentabilidade da ViaQuatro.

A hepatite atinge hoje no Brasil cerca de 3 milhões de infectados com os vírus B e C, número de indivíduos suficiente para encher 50 estádios do Maracanã, de acordo com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites. Entretanto, a grande maioria dos pacientes desconhece que está doente. No mundo, há meio bilhão de pessoas que carregam os vírus das hepatites B e C, e apenas 5% dos casos estão diagnosticados.

“A hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2015, a hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura”, afirma o doutor Rogério Alves, especialista da Associação Brasileira de Portadores de Hepatites.

Serviço

Campanha de rastreamento precoce da hepatite, sempre das 10h às 16h

Estação Butantã: 18 a 20 de setembro
Estação Fradique Coutinho: 24 a 26 de setembro
Estação Higienópolis-Mackenzie: 15 a 17 de outubro
Estação Paulista: 18 a 19 de outubro

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS