Neste mês de agosto, a Linha 5-Lilás vem sendo notícia frequente, as inaugurações das estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin foram adiadas novamente e uma construtora divulgou imagens das obras da Estação Santa Cruz.
A Estação Moema passou a ter cobrança de tarifa e agora funciona também aos domingos, a concessionária ViaMobilidade, que assumiu a linha no início do mês, vem trocando gradativamente a comunicação visual nos trens e estações, além dos avisos sonoros. Continue lendo.
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INAUGURAÇÕES DAS ESTAÇÕES AACD-SERVIDOR, HOSPITAL SÃO PAULO, SANTA CRUZ E CHÁCARA KLABIN
A promessa de entrega das estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5-Lilás já foram feitas inúmeras vezes neste ano de 2018 pelo governo estadual que eu já perdi as contas, a promessa mais recente era que as quatro novas estações fossem inauguradas neste mês de agosto, mas as datas de entrega foram mudadas novamente.
No dia 14 de agosto, durante um encontro do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, concedeu uma entrevista para a rádio Jovem Pan, onde disse que no dia 17 de agosto seria realizada uma vistoria nas obras das quatro estações que poderia determinar quando de fato as estações devem ser entregues.
O secretário disse ao repórter Tiago Muniz que as quatro estações devem ser entregues em setembro e conta sobre as obras da Estação Cruz:
“Na sexta-feira, nós vamos decidir qual é a estratégia, mas eu acredito que no máximo em um mês nós teremos as quatro estações em funcionamento. Não temos adiamento, o que temos é um grande esforço, principalmente a Estação Santa Cruz, que tem um número muito grande de escadas rolantes, são 43, é mais que um shopping center. Nós vamos ter todo o cuidado. Temos já o ‘ok’ da Bombardier para operar em termos de sistema, temos os trens, então está tudo em ordem. Nós esperamos já ao final da semana que vem termos a estratégia, mas com certeza estaremos no máximo em um mês ou até o final do mês, as quatro estações em operação”, disse Clodoaldo Pelissioni.
Já no dia 21 de agosto, Clodoaldo Pelissioni, concedeu uma outra entrevista, desta vez para o programa 90 Minutos da Rádio Bandeirantes, onde disse para o jornalista Luiz Megale que a Estação AACD-Servidor provavelmente será inaugurada até o final deste mês de agosto, os últimos detalhes estão sendo finalizados.
As demais estações, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, seguem com a previsão de entrega até o final do mês de setembro. A Estação Campo Belo, que fará integração com a futura Linha 17-Ouro do Monotrilho, deve ser entregue no mês de dezembro. Lembrando que a Linha 17-Ouro também será administrada pela ViaMobilidade.
Na Estação Santa Cruz, os passageiros farão integração com a Linha 1-Azul do Metrô, com a expectativa de que 140 mil pessoas passem pela estação diariamente. Já na Estação Chácara Klabin, os passageiros farão integração com a Linha 2-Verde do Metrô, com a expectativa de que 90 mil pessoas passem pela estação diariamente.
A Linha 5-Lilás quando completa deve transportar em torno de em torno de 855 mil passageiros por dia até o ano de 2020.
OBRAS DA ESTAÇÃO SANTA CRUZ
Considerada a obra mais complexa da expansão da Linha 5-Lilás, no dia 15 de agosto a construtora Seven Engenharia divulgou em sua página no Facebook e em seu perfil no Instagram, imagens das obras da Estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás, que eu ainda não tinha visto antes.
Nas imagens publicadas pela construtora é possível observar as dezenas de escadas rolantes, trabalhos de acabamento, guarda copos e as portas de plataforma montadas, revelando que as obras já estão próximas da sua finalização. A nova estação terá mais de 40 metros de profundidade e contará com sete pisos.
Nos comentários da postagem das obras da estação feita em sua página no Facebook, a construtora respondeu a um seguidor que:
“Esta obra é uma das mais complexas de todas as estações devido seu tamanho e profundidade pela ligação que haverá entre as demais linhas. Está em fase de acabamento final, depois passa para teste de funcionalidade de todo sistema, para liberação ao público. Tudo envolve a maior segurança para atender a população.”
Um outro seguidor perguntou se a construtora também é responsável pelas obras de outras estações da Linha 5-Lilás, o seguidor recebeu a seguinte resposta:
“Prestamos serviço ao consórcio desta linha. Sim, atuamos também na Linha 5-Lilás nas estações já inauguradas Borba Gato, Alto da Boa Vista, Brooklin e atualmente na Estação Campo Belo.”
Na mesma página do Facebook da construtora, eu pesquisei que também foram publicadas no dia 11 de agosto, algumas imagens das obras da Estação Campo Belo.
ESTAÇÃO MOEMA
Desde o dia 18 de agosto, os passageiros que embarcam na Estação Moema, já passaram a pagar tarifa, nos últimos quatro meses a viagem até a Estação Eucaliptos vinha sendo gratuita. Outra novidade é que a estação agora também abre aos domingos, no último domingo, dia 19 de agosto ela já abriu.
Só que tem um detalhe, a Estação Moema segue funcionando com horário de funcionamento das 9h às 16h diariamente.
Mas quando a Estação Moema vai passar a funcionar em horário integral das 4h à meia-noite? A estação só vai operar integralmente quando as quatro novas estações AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin forem inauguradas, o que deverá acontecer até o final do mês de setembro.
COMUNICAÇÃO VISUAL E AVISOS SONOROS
No decorrer deste mês de agosto, a ViaMobilidade, vem trocando a comunicação visual nas estações. A mudança já está sendo notada nos trens das frotas 500, nos painéis indicativos das estações e nos totens.
Next station Santo Amaro 😂
– Todas as linhas operam regularmente neste momento 🙏
– Aviso Sonoro da Linha 5- Lilás da #ViaMobilidade 👏#RedeNoticiando Trem série 528 🚇 pic.twitter.com/i1OybJfrKy
— Metrô SP Noticiando (@metronoticiando) August 24, 2018
Os trens da frota 500 já estão recebendo gradativamente os novos avisos sonoros das próximas estações em um novo padrão, diferentemente do que vinha sendo usado pelo Metrô de São Paulo quando operou a linha até o dia 3 de agosto. Os avisos sonoros também são feitos em inglês.
SISTEMA CBTC
Na primeira semana de operação pela ViaMobilidade, a Linha 5-Lilás teve falhas quase que diariamente prejudicando a viagem dos passageiros, a concessionária disse que o problema foi causado em razão de falha no sistema de sinalização, o CBTC, que é fornecido pela empresa canadense Bombardier.
O que é o CBTC? É um sistema que permite intervalos menores e uma velocidade média maior nas viagens. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que segue cobrando a Bombardier e que multa a empresa por causa das falhas seguidas. Recentemente a empresa entregou este sistema de sinalização para funcionar em todo o trecho da linha.
As portas de plataforma também são implantadas pela Bombardier, atualmente somente estão funcionando as portas instaladas na Estação Adolfo Pinheiro.
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