15.9 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

São Bernardo do Campo lança biometria facial nos ônibus para gratuidades

A cidade de São Bernardo do Campo passou a contar com o Sistema de Identificação Biométrica Facial nos ônibus municipais para fazer a verificação dos passageiros, que utilizam gratuidades.

Até o momento, 210 ônibus, dos 425 ônibus de toda a frota, já contam com o equipamento.

“A expectativa é que nos próximos três meses todos os coletivos estejam com a biometria. Esta foi a forma que encontramos para compararmos se o usuário que tem utilizado da gratuidade é o mesmo que foi identificado. E isso foi feito para respeitar o cidadão de São Bernardo do Campo, que paga pela gratuidade”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Hoje, cerca de 130 mil passageiros do transporte coletivo da cidade possuem o cartão, que concede o direito de viagem de graça (entre estes passageiros estão aposentados, pensionistas, deficientes físicos e acompanhantes, idosos e estudantes).

Pela gratuidade oferecida, a Prefeitura de São Bernardo do Campo despende em torno de R$ 2 milhões, por mês. Ao todo, são realizadas mensalmente em São Bernardo do Campo, 1 milhão de viagens com o benefício gratuito.

O sistema de ônibus de São Bernardo do Campo é operado pela empresa SBC Trans. Os ônibus estão com os informativos sobre a biometria facial, destacando como utilizar de maneira correta o direito.

COMO FUNCIONA

A biometria facial vai comparar o rosto do passageiro com a foto presente no cadastro. Em caso de não reconhecimento, o cartão será bloqueado. O passageiro será notificado e terá dez dias para se defender.

O uso da ferramenta de fiscalização foi instituído por decreto no início deste mês, sem que o investimento impacte nos valores da tarifa vigente.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS