A SPTrans informou nesta quinta-feira, dia 7 de junho, que mudou as regras do Bilhete Único sem personalização, conhecido como Bilhete Único Anônimo, para melhorar a segurança do sistema e dos passageiros. O Bilhete Único Anônimo na forma como é hoje, sem identificação do passageiro, deixa de existir.
A partir de agora, para obter o bilhete sem a foto e o nome impressos, o passageiro terá que apresentar um documento com foto e número do CPF em um dos postos de venda e atendimento da SPTrans. Quem já tem o Bilhete Único Anônimo pode continuar utilizando-o normalmente.
Antes, qualquer pessoa poderia obter o Bilhete Único Anônimo sem se identificar. O número de bilhetes era ilimitado. Agora passa a ser um bilhete por CPF. O valor de aquisição é o mesmo: uma tarifa e uma carga mínima de cinco passagens, totalizando R$ 24,00.
O objetivo da mudança é reforçar o combate à fraude no Bilhete Único. A SPTrans intensificou ações nesse sentido desde o início de 2017. Nesse período, mais de 650 mil bilhetes foram cancelados e apreendidos por fraude. Só no ano de 2018, mais de mil pessoas foram indiciadas pela Polícia Militar.
O Bilhete Único não está em falta. Confira os postos de atendimento onde você pode obter o seu cartão: https://t.co/mlUWNecnSh pic.twitter.com/GbYn5gnZM0
— São Paulo Transporte (@sptrans_) 7 de junho de 2018
Bilhete Único Personalizado
Para adquirir um Bilhete Único de forma gratuita, basta realizar um cadastro pelo site do Bilhete Único e retirar o bilhete na mesma hora em um dos 34 postos da SPTrans que realizam o serviço. Personalizado com nome e foto do usuário, esse tipo de bilhete tem a vantagem de poder ser carregado com créditos dos tipos Comum, Estudante, Vale-Transporte e Mensal.
Todas as informações de como se cadastrar ou adquirir o Bilhete Único nos postos e terminais estão disponíveis no site da SPTrans e nos postos ou terminais da SPTrans.
💳✨ Já possui o Bilhete Único? A primeira via é gratuita e o cartão é personalizado com nome e foto.
📝✅ Com o cadastro completo e sem pendências, você emite o cartão na hora em qualquer um dos postos de atendimento: https://t.co/mlUWNecnSh
Saiba mais: https://t.co/EujrSoERor pic.twitter.com/aJe3xY2Qma
— São Paulo Transporte (@sptrans_) 7 de junho de 2018