Frota de ônibus na capital paulista pode ser reduzida pela metade nesta sexta-feira, dia 25

268
Greve dos Caminhoneiros Viação Santa Brígida Frota de ônibus
Foto: Divulgação/SPTrans

A Prefeitura de São Paulo informou no começo da noite desta quinta-feira, dia 24 de maio, que diante da continuidade da greve dos caminhoneiros, está adotando uma série de medidas de contingência em relação ao sistema municipal de transporte coletivo.

ÔNIBUS DA SPTRANS

A SPTrans informa que a manutenção da greve nacional dos caminhoneiros, que prejudica o abastecimento de combustível para os veículos das empresas de ônibus municipais, pode afetar a circulação de cerca de 50% da frota de ônibus da capital paulista nesta sexta-feira, dia 25 de maio.

Linhas Noturnas

Operação de 50% da frota da Rede Noturno, equivalendo a:

– Linhas com intervalos de 15 minutos passarão para 30 minutos;
– Linhas com intervalos de 30 minutos passarão para 60 minutos;

Linhas Diurnas

Considerando o mapeamento efetuado junto às empresas operadoras, estima-se uma redução da frota na ordem de 50% em todas as regiões da cidade.

Em razão disso, o rodízio municipal para veículos de passeio estará suspenso nesta sexta-feira. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes determinou que a SPTrans e a Companhia de Engenharia de Tráfego reforcem as equipes de rua para orientar os passageiros e motoristas sobre as mudanças.

Frota de veículos

Durante o início da manhã desta quinta-feira, as empresas conseguiram circular com até 97% da frota de ônibus programada porque abasteceram seus veículos por meios alternativos ou se utilizaram do estoque que ainda dispunham. A frota de trólebus está 100% operacional.

No período de entrepico, SPTrans autorizou as empresas de ônibus a reduzir em até 40% a frota em operação no horário como forma de garantir a operação da frota no fim da tarde e noite. No período de pico da tarde, a partir das 16h30, as empresas conseguiram manter 85% da frota de ônibus prevista circulando, assegurando o máximo de atendimento para os passageiros.

CPTM e Metrô

Em negociação mantida pela Prefeitura de São Paulo com a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, ficou acertado que, à diferença do que ocorre normalmente, a CPTM e o Metrô vão manter 100% de suas frotas de trens em operação no período de entrepico para compensar a ausência de parte dos ônibus.

Aplicativos de ônibus

Para saber se a sua linha de ônibus está rodando, é importante que os passageiros nesta sexta-feira antes de sair de casa, consultem o sistema Olho Vivo da SPTrans ou os aplicativos de ônibus relacionados abaixo.

Moovit: Baixe para iOS e Android
City Mapper: Baixe para iOS e Android
Trafi: Baixe para iOS e Android
Coletivo: Baixe para Android
Cadê o Ônibus: Baixe para iOSAndroid e Windows Phone

Leia também

  • Transwolff, empresa do sistema local que atende os passageiros do extremo sul da capital paulista, informou no início da noite desta quinta-feira, dia 24 de maio, que seu estoque de diesel na garagem esgotou.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here