A fiscalização do sistema de transporte público foi ampliada em 2017 pela SPTrans, com o objetivo de aprimorar aspectos do serviço. As ações tiveram como base as reclamações recebidas de usuários. Esse trabalho resultou na queda no índice de todos os cinco itens que lideraram o ranking de queixas em 2016.
Em março do ano passado, para melhorar um dos principais pontos de necessidade do sistema de transporte coletivo, a SPTrans passou a autuar as empresas de forma eletrônica, por meio de monitoramento por GPS (Global Positioning System), quando detectadas viagens não realizadas aos sábados e feriados. Anteriormente essa fiscalização era feita somente aos domingos.
O novo sistema de autuação se mostrou eficaz e, para este ano, as multas eletrônicas passarão a ser aplicadas também nos dias úteis, de forma gradativa. Neste momento, está sendo definido um cronograma para início dessas autuações.
Como resultado destas ações, o índice de reclamações de usuários a respeito do serviço de transporte público da cidade apresentou uma queda de 26,6% em 2017. Foram recebidas, ao longo do ano, 35.428 mensagens, ante 48.271 no período anterior. A redução significativa demonstra o resultado positivo das ações aplicadas pela atual gestão durante seu primeiro ano de administração.
A minuta do edital de licitação do novo sistema de transporte público prevê melhorias na qualidade, frequência e intervalo dos coletivos. De acordo com o texto, disponível para consulta pública até o dia 5 de março, as empresas que vencerem a concorrência terão sua remuneração diminuída em situações de descumprimento de viagens.
O presidente da SPTrans, José Carlos Martinelli, destaca que a empresa continua trabalhando para aumentar constantemente os índices de satisfação dos usuários. “Conseguimos reduzir as reclamações no ano passado, mas as equipes da SPTrans continuam trabalhando para que esse índice seja cada vez menor e a população de São Paulo possa contar com um serviço eficiente e confortável. A licitação do transporte trará esse salto de qualidade quando for concluída”, afirma.
Para se aproximar desse objetivo, a licitação prevê ainda que a remuneração das operadoras seja ponderada pela qualidade do serviço, com participação dos usuários na avaliação da qualidade dos serviços de transporte, influindo assim na remuneração dos concessionários.
Segue abaixo o ranking de reclamações em 2016 e 2017:
Reclamações de 2016
Classificação: 1º
Tipo de reclamação: Motorista não atender embarque ou desembarque
Quantidade: 11.340
Classificação: 2º
Tipo de reclamação: Reclamação de intervalo excessivo da linha
Quantidade: 10.611
Classificação: 3º
Tipo de reclamação: Conduta inadequada do operador
Quantidade: 5.652
Classificação: 4º
Tipo de reclamação: Velocidade incompatível e manobras bruscas
Quantidade: 5.119
Classificação: 5º
Tipo de reclamação: Descumprimento de partida no ponto inicial ou final
Quantidade: 3.299
Outras reclamações: 12.250
Total de reclamações: 48.271
Reclamações de 2017
Classificação: 1º
Tipo de reclamação: Reclamação de intervalo excessivo da linha
Quantidade: 9.285
Classificação: 2º
Tipo de reclamação: Motorista não atender embarque ou desembarque
Quantidade: 8.102
Classificação: 3º
Tipo de reclamação: Tratar o público em geral com falta de respeito
Quantidade: 3.890
Classificação: 4º
Tipo de reclamação: Descumprimento de partida no ponto inicial e final
Quantidade: 2.868
Classificação: 5º
Tipo de reclamação: Velocidade incompatível e manobras bruscas
Quantidade: 2.763
Outras reclamações: 8.520
Total de reclamações: 35.428
Como registrar as reclamações?
Para registrar as reclamações contra as empresas das linhas de ônibus gerenciadas pela SPTrans o passageiro tem várias alternativas:
1 – Através do portal SP156 da Prefeitura de São Paulo no endereço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br escolha a opção Transporte.
O SP156 também conta com um aplicativo disponível nas lojas da Google Play e Apple Store, porém ainda não têm listado todos os assuntos relacionados a Transporte para registro de reclamações.
2 – De segunda a sexta-feira, entre 9h e 18h o passageiro pode enviar dúvidas, reclamações e sugestões nas redes sociais da SPTrans. Na página oficial no Facebook https://www.facebook.com/SPTransOficial o passageiro pode escrever sua mensagem no campo “Escreva algo na página”, conforme imagem abaixo.
Ou através do Twitter @sptrans_.
🚌😒 O motorista não atendeu ao sinal de embarque? Verificou algum sinal de vandalismo? Falta de limpeza? Nos informe o prefixo do veículo!
🚍 O prefixo identifica o ônibus e pode ser localizado no interior e no exterior do veículo. Tenha-o em mãos para registrar ocorrências. 😉 pic.twitter.com/OK4LbgKTW9
— São Paulo Transporte (@sptrans_) 15 de fevereiro de 2018
3 – Através do telefone 156 que funciona 24 horas por dia, escolha no menu principal a opção 1 (Atende, Bilhete Único ou Transporte).