20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Linha 4-Amarela transportou 1,6 milhão de passageiros no Carnaval

A ViaQuatro, concessionária operadora da Linha 4-Amarela do Metrô, transportou mais de 1,6 milhão de pessoas no período de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Para atender essa demanda expressiva, foi colocada em prática uma estratégia especial que reuniu uma equipe reforçada e focada na operação dos trens, no atendimento aos passageiros, na segurança e na limpeza.

Nesse período, a linha foi utilizada por 1.645.969 passageiros. O dia mais movimentado foi sábado, dia 10 de fevereiro, com 589 mil passageiros. Em um dia útil, a ViaQuatro transporta em média 700 mil passageiros. As estações mais movimentadas foram Fradique Coutinho, Faria Lima e Pinheiros.

No domingo, dia 11 de fevereiro, foram transportadas 332 mil pessoas, enquanto segunda-feira, dia 12 de fevereiro, foi o segundo dia de maior movimentação, com 420 mil usuários. Na terça-feira, dia 13 de fevereiro, as estações atenderam a mais de 303 mil passageiros.

Para que os passageiros utilizassem a linha com conforto e segurança, o Centro de Controle de Operações realizou o aumento no número de viagens, que previa a inserção de mais trens na linha se necessário. Nos quatro dias de Carnaval, aconteceram 2.842 viagens, 905 delas somente no sábado. Os outros dias tiveram uma média de 645 viagens realizadas. Quanto à quantidade de trens em operação, no sábado circularam até 16 composições, enquanto nos demais dias foram necessários entre 11 e 12 trens.

Para atender o aumento da demanda, a ViaQuatro preparou uma estratégia que incluiu controle de fluxo de passageiros por acessos alternados para o embarque e desembarque, criação de bolsões e abertura parcial das portas das estações. O planejamento garantiu a segurança de todos, contribuindo para que a entrada do público fosse realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.

A estratégia especial para o Carnaval incluiu também reforços nas mensagens sonoras e vídeos, que conscientizaram os passageiros sobre as consequências do acionamento indevido do botão de emergência. Diferentemente do sábado de pré-Carnaval, quando a quantidade de ocorrências dessa natureza atrapalhou a circulação dos trens, nos quatro dias de Carnaval foram contabilizados 13 acionamentos, que não geraram atrasos devido ao rápido restabelecimento da operação.

Segurança e higiene

Para garantir a limpeza das estações e trens e a segurança dos passageiros, foi aumentado o efetivo de colaboradores durante o período de demanda extraordinária. Durante o Carnaval, todos os trens circularam com três ou quatro colaboradores embarcados. Todos os colaboradores da equipe de higiene foram convocados.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS