22.7 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Conheça o simulador de trajetos que traça a rota entre as estações do Metrô e da CPTM

Para as pessoas que ainda não estão familiarizadas com o transporte sobre trilhos da nossa cidade e para o paulistano que calcula a distância e o tempo que vai demorar pra chegar nos seus compromissos no horário marcado, separei uma dica valiosa de utilidade pública, o simulador de trajetos entre as estações do Metrô e da CPTM.

METRÔ DE SÃO PAULO

O Metrô de São Paulo disponibiliza em seu site e aplicativo para smartphones o simulador de trajetos. Ao acessar a seção “Para onde você vai?” no site o passageiro pode selecionar a estação que vai embarcar e a estação que vai desembarcar, tanto do Metrô ou da CPTM. Na relação está por ordem crescente o nome das linhas e suas respectivas estações, começando pela linha 1-Azul e na sequência: 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás, 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 15-Prata. Já no aplicativo, disponível para iOS e Android, está relacionado o nome de todas as estações por ordem alfabética.

Além das estações do Metrô também estão relacionados os terminais metropolitanos da EMTU: Diadema, Ferrazópolis, Jabaquara, Morumbi, Piraporinha, Santo André, São Bernardo, São Mateus e Sônia Maria.

O simulador de trajetos indica o menor tempo de viagem entre as estações e os terminais, porém não contabiliza o tempo de baldeação, em razão da variação dos horários, e também não contabiliza as interferências que podem ocorrer durante a viagem, como falhas e filas. Além disso, o simulador de trajetos traça a rota que o passageiro vai seguir dentro do sistema metroferroviário, em quais estações será necessário realizar a baldeação e contando com diversas alternativas de trajetos.

Eu fiz uma simulação para sair da Estação Prefeito Saladino da Linha 10-Turquesa, no ABC Paulista, e chegar na Estação São Miguel da Linha 12-Safira, na Zona Leste. O simulador informou o tempo estimado da viagem, que deu 1 hora e 1 minuto. Além disso, ele informou que será necessário fazer baldeação na Estação Brás e forneceu também algumas informações sobre o horário da transferência em algumas estações.

simulador de trajetos

CPTM

No site e aplicativo da CPTM a companhia também disponibiliza o simulador de trajetos na seção “Para onde você vai?”, você pode escolher a estação na qual vai embarcar e depois qual vai desembarcar, na relação aparece o nome de todas as estações do Metrô e da CPTM por ordem alfabética, não estão disponíveis os terminais da EMTU. O aplicativo da CPTM para smartphones pode ser baixado para iOS e Android.

Eu fiz uma simulação para sair da Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda, na Zona Sul, e chegar na Estação Sacomã da Linha 2-Verde, na Zona Sudeste. O simulador informou a quantidade de transferências que será necessária realizar, que neste caso são duas, nas estações Pinheiros da Linha 9-Esmeralda e Paulista da Linha 4-Amarela.

para onde você vai

No simulador de trajetos, a CPTM disponibiliza a seção Roteiros que muita gente desconhece que existe no site da companhia, se trata de como chegar em alguns locais de compras, lazer, cultura, parques e turismo em São Paulo e Região Metropolitana, dentre eles estão shoppings e museus.

CONSIDERAÇÕES

Eu espero que essas informações sobre o simulador de trajetos entre as estações do Metrô e da CPTM que eu disponibilizei tenham sido úteis para você que pesquisou sobre o assunto e mais uma dica interessante, baixe também o mapa metropolitano (o mapa está em um arquivo PDF) onde mostra de forma abrangente todas as linhas do Metrô, da CPTM e os terminais da EMTU.

Você tem alguma dúvida adicional sobre como chegar a um determinado destino aqui em São Paulo ou na região metropolitana? Me envie uma mensagem no Whatsapp (11) 96292-9448 ou para o meu e-mail eduardo@mobilidadesampa.com.br que vou te auxiliar.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS