Quem pretende curtir o Carnaval no Sambódromo do Anhembi, acompanhando os desfiles das escolas de samba, ou seguir os blocos pelas ruas da cidade terá esquema especial no Metrô durante todos os dias da folia. A estratégia contará com trens reservas em todas as linhas e com reforço de 30% de todo quadro operativo.
Além dos funcionários extras do tráfego, para condução dos trens, o maior contingente de empregados adicionais se concentrará em estações onde está prevista demanda maior que o usual, em razão da proximidade a locais de desfiles e concentração de blocos, entre as quais Luz, Consolação, República, Anhangabaú, São Bento, Paraíso, São Joaquim, Vergueiro, Palmeiras-Barra Funda, Portuguesa-Tietê e Vila Matilde.
Para quem for ao Sambódromo do Anhembi, a dica é deixar o carro em casa e utilizar as linhas de ônibus que partirão dos terminais das estações Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha e Portuguesa-Tietê da Linha 1-Azul do Metrô. O valor da passagem é igual ao da tarifa habitual, de R$ 4,00.
Para uma viagem tranquila, o Metrô recomenda aos passageiros que sigam as orientações dos empregados e não formem aglomerações nas plataformas e mezaninos das estações. Para não ter que conviver com filas de última hora, a orientação é a compra antecipada das passagens.
Caso os passageiros presenciem atos de vandalismo, poderão denunciar pelos serviços SMS-Denúncia (telefone 97333-2252) ou pelo aplicativo Metrô Conecta, disponível para iOS e Android. Basta uma mensagem para atuação imediata dos funcionários do Corpo de Segurança. O Metrô garante total anonimato do passageiro. Vale lembrar que é proibido o consumo de bebida alcoólica nas estações e trens.