​Ciclovia Rio Pinheiros comemora oito anos nesta terça-feira, dia 27

Nesta terça-feira, dia 27 de fevereiro, a Ciclovia Rio Pinheiros completa oito anos de atendimento aos ciclistas que optaram por esta via como alternativa de deslocamento. Os números de acesso ao longo do período revelam a crescente adesão ao modal. Desde sua inauguração, em 2010, a ciclovia recebeu mais de 3,5 milhões de ciclistas. Em 2017, cerca de 470 mil pessoas utilizaram os serviços da via, enquanto que, em 2016, foram 400 mil acessos. Hoje, a média é de 39 mil usuários por mês.

A Ciclovia Rio Pinheiros tem 21,5 quilômetros de extensão, ao longo da Linha 9-Esmeralda da CPTM, saindo da Avenida Miguel Yunes (entre as estações Jurubatuba e Autódromo) até a Estação Villa-Lobos – Jaguaré. Ao todo, são seis acessos: um pela Avenida Miguel Yunes, nº 620; quatro junto às estações Jurubatuba, Santo Amaro, Vila Olímpia e Cidade Universitária; e o sexto pela cic​​lopassarela da Prefeitura de São Paulo nas proximidades da Ponte Cidade Jardim (Parque do Povo).

  • Viu algo no trânsito? Acidente, congestionamento ou falha no transporte? Envie agora no WhatsApp (11) 96292-9448 ou marque @mobilidadesampa. Sua informação ajuda milhares de pessoas em tempo real!
  • Siga o Mobilidade Sampa: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp e Telegram.
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais.
  • A ciclovia tem como diferencial seis pontos de apoio com banheiro, bebedouro e atendimento, localizados ao longo do percurso: Avenida Miguel Yunes, Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Estação Villa-Lobos – Jaguaré. Além disso, há um estacionamento para carros com 45 vagas, no acesso pela Avenida Miguel Yunes. Não há projeto de ampliação da ciclovia.

    Até o final do ano, deverá ser entregue um novo acesso que permitirá a ligação da ciclovia com o Parque Villa-Lobos. As obras já estão em andamento.

    Segurança

    No vídeo abaixo o Paulo Alves do projeto Bike Zona Sul faz uma análise da Ciclovia Rio Pinheiros e destaca um dos principais problemas que é a segurança dos ciclistas na ciclovia.

    https://www.youtube.com/watch?v=qu4wSDIC12U

    Pista provisória

    Cabe ressaltar que, em razão das obras de implantação da Linha 17-Ouro do Monotrilho, a ciclovia está fechada entre as Estações Vila Olímpia e Granja Julieta. A alternativa para os ciclistas é a via aberta provisoriamente pelo Metrô de São Paulo na outra margem do Rio Pinheiros, com transposições nas pontes João Dias e Cidade Jardim.

  • Siga o Mobilidade Sampa: BlueSky e Threads.
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Deixe um comentário