19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Linha da Cultura do Metrô abre 2018 a todo vapor

Durante o mês de janeiro, o Metrô de São Paulo apresenta uma programação repleta de exposições fotográficas, pinturas e artesanato, além de parcerias com grandes museus da capital paulista. O roteiro faz parte da tradicional Linha da Cultura, que leva atrações artísticas para as 64 estações da cidade.

Minha Vista SP

A partir do dia 10 de janeiro, a Estação Sé recebe a mostra Minha Vista SP da fotógrafa Chris Lima. O projeto reúne 11 imagens que destacam a arquitetura diversificada da maior cidade do país.

Monumentos e Movimentos de São Paulo

Na Estação República, da Linha 3-Vermelha, os passageiros poderão conferir, a partir do dia 10 de janeiro, as fotos da exposição Monumentos e Movimentos de São Paulo. Os 19 registros do fotógrafo Fausto Ivan foram impressos em fine art, que mistura a realidade com elementos digitais, além de trazer textos didáticos de cada local.

30º Salão de Arte de Pinheiros

Ainda na Estação República, entra em cartaz no dia 10 de janeiro uma exposição com 19 obras vencedoras do 30º Salão de Arte de Pinheiros, da Associação Comercial de São Paulo. Entre os destaques estão o quadro Madona de Márcia Scalco, que levou a premiação máxima do evento.

Arte: Pinturas, Monumentos Europeus

No dia 10 de janeiro, a mostra Arte: Pinturas, Monumentos Europeus da pintora pernambucana Josefa Maria, desembarca na Estação Santa Cecília, da Linha 3-Vermelha. Formada pela Accademia di Belle Arti da Itália, a artista retrata nove paisagens do Velho Continente através de técnicas do surrealismo.

Desespirais

Quem passar pela Estação Clínicas, da Linha 2-Verde a partir do dia 10 de janeiro, poderá apreciar as mandalas artesanais da designer Carla Tennenbaum. A exposição Desespirais conta com 30 obras feitas a partir de materiais não recicláveis como resíduos industriais. Os objetos coloridos poderão ser vistos em paredes e painéis expositivos da estação.

Carnaval

No aquecimento para o Carnaval 2018, o Metrô recebe duas exposições fotográficas nas estações Sé e Tatuapé da Linha 3-Vermelha.

A mostra São Paulo, A Estação do Carnaval chega à área de exposições da Estação Sé no dia 10 de janeiro. Com 19 registros da tradicional Folia de Momo, o acervo presta homenagens aos desfiles das escolas de samba e tradicionais blocos carnavalescos.

Já a exposição Carnaval de Ponta a Ponta desembarca na Estação Tatuapé, também no dia 10 de janeiro. Serão exibidas 38 fotografias feitas nos últimos cinco anos no Sambódromo do Anhembi. As imagens mostram os bastidores de quadras e concentrações das escolas de samba.

100% de Esforço Onde Houver 1% de Chance

A Estação Santana da Linha 1-Azul recebe a mostra 100% de Esforço Onde Houver 1% de Chance, que aborda a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer através de painéis informativos e fotos de pacientes que venceram a doença ao lado de famosos, como Tite, Ana Maria Braga, Maurício de Sousa e Ludmilla.

Arte Degenerada

O Metrô também garante parcerias com museus paulistanos, como no caso da exposição Arte Degenerada, que chega à Vitrine Cultural do Museu Lasar Segall, na Estação Santa Cruz da Linha 1-Azul, no próximo dia 10 de janeiro. O projeto tem como objetivo relembrar a história da perseguição à arte moderna durante o Nazismo. Com destaque para a pintura Eternos Caminhantes, de 1919.

Tarja Preta

O Museu da Diversidade Sexual, que fica dentro da Estação República, abre as portas para exposição fotográfica Tarja Preta, no dia 24 de janeiro. Serão apresentados retratos feitos por Vânia Toledo especialmente para o acervo do Museu. As imagens valorizam personagens icônicas como o estilista Walério Araújo, a cartunista Laerte e o cineasta Jean-Claude Bernardet.

Urubu Kaapor

No aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro, a Sala do Museu de Arte Sacra, na Estação Tiradentes, da Linha 1-Azul, recebe a exposição Urubu Kaapor, que remonta ao período de fundação da cidade, por meio de pinturas que destacam os costumes indígenas e personalidades históricas como o Padre José de Anchieta.

Para acompanhar a programação completa da Linha da Cultura do Metrô, acesse: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    1 COMMENT

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS