A SPTrans vai realizar, em duas fases, a melhoria da rede aérea de trólebus na região do Ipiranga. A primeira etapa dos trabalhos será entre a Avenida Gentil de Moura e a Rua Basílio da Cunha no período entre 20 de novembro e 15 de dezembro. A segunda etapa ocorrerá de 15 a 30 de dezembro, no trecho entre a Avenida Lins de Vasconcelos e a Rua Antônio Tavares.
Para permitir a execução dos serviços, será feito o desligamento da rede de trólebus da linha 4113/10 Gentil de Moura – Praça da República, que opera com 30 veículos, sendo 23 veículos elétricos. No segundo momento, os sete trólebus da linha 4112/10 Santa Margarida – Praça da República também serão desativados. Os ônibus de ambas as linhas serão substituídos por veículos movidos a diesel enquanto durarem os reparos.
A divulgação da mudança para a população está sendo feita no site da SPTrans, nas redes sociais e nos ônibus das duas linhas, com o Jornal do Ônibus afixado em painel atrás do banco do motorista. Cerca de 22.500 passageiros são transportados diariamente pelos coletivos que trafegam no trecho de operação da rede de trólebus em manutenção.
Após a conclusão dos trabalhos, os ônibus elétricos voltarão à operação normal com mais eficiência e qualidade energética, continuando a contribuir para a diminuição da emissão de gases poluentes na cidade.