Linha da Cultura leva pintura, fotografia e música para as estações do Metrô

O Metrô de São Paulo apresenta a nova programação da tradicional Linha da Cultura, que leva diversas atrações artísticas para as estações da cidade. Durante todo o mês de setembro, os passageiros do Metrô poderão acompanhar exposições e apresentações musicais, além de parcerias com museus da capital paulista. A coleção “O Metrô Descobrindo o Passado” apresenta peças arqueológicas encontradas durante as obras de expansão da Linha 5-Lilás e continua em exposição na Vitrine Cultural da Estação São Bento, da Linha 1-Azul, até o fim do mês.

A Mata é a Nossa Casa

No dia 10, a mesma estação recebe a exposição “A Mata é a Nossa Casa” da ONG (Organização Não Governamental) SOS Mata Atlântica. A mostra leva aos usuários do Metrô, 10 painéis informativos sobre os avanços da Organização na luta pela preservação ambiental, além de destacar a beleza e a importância do ecossistema.

Siga seu Coração e tome uma atitude

No dia 10, a exposição “Siga seu Coração e tome uma atitude” desembarca nas estações Luz (Linha 1-Azul) e Vila Prudente (Linha 2-Verde). Produzido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o projeto leva aos usuários do Metrô esculturas em formato de coração estilizadas por artistas plásticos convidados e chama a atenção para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Aproveite o feriadão para visitar as esculturas em SP! Poste sua foto com #SigaSeuCoração e faça parte desse movimento! #SetembroVermelho

Uma publicação compartilhada por Lado a Lado pela Vida (@institutoladoalado) em

Na Linha do Humor

Também a partir do dia 10, os usuários da Estação Luz poderão se divertir com a mostra “Na Linha do Humor” que apresenta caricaturas de personalidades famosas como os ídolos do esporte Lionel Messi, Neymar e Usain Bolt, além do apresentador Faustão e da atriz Fernanda Montenegro.

Um Olhar Colorido nas Estações do Metrô

Quem passar pela Estação Sé a partir do dia 10 vai se surpreender com as obras do pintor e diretor de arte Edu das Águas. A seleção intitulada “Um Olhar Colorido nas Estações do Metrô” é inspirada na arquitetura das estações e no movimento dos trens e passageiros. Segundo o autor, as pinturas “destacam a beleza e a poesia neste importante meio de transporte”.

Vivendo Modigliani

A exposição “Vivendo Modigliani” entra em cartaz no dia 10 e fica até o fim do mês na Estação Santana, da Linha 1-Azul. Ao todo serão apresentadas nove telas da artista plástica Tânia Pessoa de Barros, que desenvolve trabalhos em aquarela. Nesta coleção, Tânia faz releituras de retratos femininos produzidos pelo mestre da história da arte Amadeo Modigliani.

Museu Lasar Segall

Ainda na Linha 1-Azul, a Vitrine Cultural da Estação Santa Cruz recebe, no dia 10, imagens que relembram os 50 anos de história do Museu Lasar Segall. A trajetória da instituição, que leva o nome do pintor, escultor e gravurista lituano, tem relação com as primeiras estações de metrô da capital paulista. O acervo é um aperitivo de uma ampla exposição organizada pelo Museu com estreia no dia 23 de setembro.

Pouca gente sabe, mas o Museu Lasar Segall foi a última residência do artista Lituano, que se naturalizou brasileiro em 1927, que batiza o museu. Localizado na Vila Mariana, pertinho do metrô Santa Cruz, a casa foi projetada em 1932 pelo mesmo arquiteto da Casa Modernista, o russo Gregori Warchavchik. Atualmente, o local é um museu e guarda os trabalhos originais de Lasar Segall, incluindo esculturas, desenhos, gravuras, pinturas, acervo fotográfico e até mobiliário projetado pelo artista. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de quarta a segunda, das 11h às 19h. Um lugar pouco explorado, mas que vale a pena conhecer! Foto: @platislove #vivaculturaindica #vcmuseu #vccasamuseu #casamuseu #lasarsegall #museulasarsegall #vcvilamariana #vilamariana #oquefazeremsaopaulo #oquefazeremsampa #oquefazeremsp #arte #art #instaart #vccuriosidades #photography #photoofthenight

Uma publicação compartilhada por Viva Cultura SP (@vivacultura_sp) em

MASP no Metrô

Os usuários que passarem pela Estação Trianon-Masp poderão acompanhar a Vitrine Cultural “MASP no Metrô”. A partir do dia 10, o Museu de Arte de São Paulo leva para a estação da Linha 2-Verde fotografias que relembram seus 70 anos de fundação, comemorado em 20 de outubro.

Ucrânia: Arte e Tradição

Na Estação Alto do Ipiranga, da Linha 2-Verde, serão expostas 15 imagens da coleção “Ucrânia: Arte e Tradição”. Os painéis apresentam características marcantes da cultura ucraniana que vão da arquitetura milenar às belezas naturais do país. A atração faz parte da Mostra Cultural organizada pelo Consulado da Ucrânia em São Paulo e entra em cartaz no dia 10.

Redefinindo a Boa Vida

A Estação Vila Madalena, da Linha 2-Verde, recebe a exposição interativa “Redefinindo a Boa Vida” no dia 10. Serão expostos painéis com perguntas instigantes sobre valores, costumes e relacionamentos da vida contemporânea e os usuários da estação poderão opinar sobre as questões utilizando adesivos coloridos. O objetivo do projeto é produzir um infográfico sobre temas comportamentais da sociedade.

Vistas de São Paulo

O fotógrafo Thiago Borazanian é responsável pelas imagens da exposição “Vistas de São Paulo”, que chega à Estação República da Linha 3-Vermelha no dia 10. A série mostra a diversidade da metrópole com cliques de prédios e avenidas e registros que fogem dos clichês urbanos, como parques e florestas.

Aparecida no Brasil

A Sala do Museu de Arte Sacra na Estação Tiradentes da Linha 1-Azul recebe a exposição “Aparecida no Brasil”, que entra em cartaz no dia 21. Serão apresentadas imagens que retratam todas as fases da construção da Basílica de Aparecida.

Banda dos Seguranças do Metrô

Em comemoração aos 43 anos do início da operação comercial do Metrô, a Banda dos Seguranças do Metrô fará duas apresentações especiais. No dia 14, na Estação Tatuapé, e dia 28, na Estação Sé, sempre às 18 horas.

Para acompanhar a programação da Linha da Cultura acesse:
http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.

Deixe um comentário