24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes leva Programa 100% Pedestre a outros pontos da cidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), implanta nesta segunda-feira (14/08) o Programa 100% Pedestre em outras faixas de travessia sem semáforos em São Paulo. A medida tem o objetivo de conscientizar os motoristas a respeitar e ampliar a cultura de dar prioridade para quem anda a pé pelas ruas da cidade.

A ação chega agora nos cruzamentos da Rua Quintino Bocaiúva com a Rua Benjamin Constant, na região central; Rua Itaberaba com a Rua Chico de Paula, na zona norte; e Avenida João Doria com a Avenida das Nações Unidas, na zona sul.

A CET decidiu manter até, pelo menos, 22 de setembro o programa na Avenida Renata com a Rua Alves de Almeida, na zona leste, e na Rua M.M.D.C, perto da Avenida Professor Francisco Morato, na zona oeste, por observar a necessidade da continuidade do programa para fazer com que os motoristas respeitem a travessia de pedestres. Após esse período, esses pontos serão reavaliados para então o programa contemplar outras faixas de travessia da cidade.

No 100% Pedestre os agentes de trânsito da CET ficam nesses pontos para orientar os pedestres a indicar com clareza quando quiserem fazer a travessia. O motorista também é informado, com faixas nas vias, sobre a necessidade de respeitar a sinalização de trânsito, parando para dar passagem ao pedestre. O trabalho de educação de trânsito vai ainda incentivar o pedestre a atravessar somente na faixa, para garantir a sua segurança.

“A ideia é fazer com que o motorista através da presença de um agente da CET e os pedestres entendam que a faixa de pedestres é um lugar de preferência para o pedestre. Se não houver semáforo e existir a faixa, ali o carro deve dar preferência para o pedestre atravessar”, afirma o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda.

“Nas duas primeiras semanas, o 100% Pedestre apenas orienta condutores e pedestres e faz uma grande campanha sobre o assunto. Após esse período, é feita a fiscalização e autuação de quem não respeitar as leis de trânsito. A CET avalia constantemente o comportamento dos motoristas e pedestres nesses pontos. Quando observada, o aumento ao respeito ao pedestre, novos pontos são escolhidos nas regiões da cidade para receberem o programa 100% Pedestre”, explica o presidente da CET, João Octaviano Machado Neto.

Com essa ação permanente, a ideia é que todos respeitem as regras, evitando acidentes e mudando padrões de comportamento para a preservação da vida.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS