Falha de energia prejudica viagem dos passageiros da linha 1-Azul do Metrô

Os trens da linha 1-Azul do Metrô de São Paulo circularam com redução de velocidade e maior tempo de parada, na manhã desta terça-feira (16). A circulação dos trens chegou a ficar totalmente paralisada em alguns trechos, conforme relatos dos passageiros.

O problema foi causado por uma falha elétrica entre as estações Sé e São Joaquim e entre as estações Saúde e Jabaquara, que começou por volta de 5h55, em pleno horário de pico, provocando superlotação em estações e atrasos, prejudicando a viagem dos passageiros.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Havia restrição de acesso dos passageiros às plataformas em diversas estações da linha 1-Azul, os passageiros tiveram que esperar para passar pelas catracas ou entrar nas estações. Na Estação Tucuruvi, na Zona Norte, vários passageiros ficaram do lado de fora, esperando autorização para entrar.

    Entrada da Estação Tucuruvi lotada (Foto: Reprodução/TV Globo)

    A falha na linha 1-Azul também gerou reflexos entre as estações Corintians-Itaquera e Sé da linha 3-Vermelha, os trens circularam com redução de velocidade e em diversas estações havia restrição de acesso dos passageiros às plataformas.

    A falha foi solucionada às 7h, porém os reflexos de lotação e lentidão continuaram após este horário. Na Estação Praça da Árvore, da Linha 1-Azul, apenas duas catracas de dez estavam liberadas, segundo o passageiro Vagner Rodrigues. Na Estação São Bento, a passageira Sandra Corrêa ficou cerca de 40 minutos parada dentro do trem.

    Na Estação Tucuruvi, o passageiro Rodrigo Monteiro, relatou que após conseguir embarcar, o trem ainda ficou 18 minutos parado na plataforma.

    Na linha 1-Azul uma composição que seguia sentido Jabaquara parou pouco antes de desembarcar os passageiros na Estação São Joaquim.

    Funcionários e seguranças do Metrô foram até a composição, orientaram todos os passageiros a descerem do trem e, orientados pelos seguranças, os passageiros seguiram pela passarela de emergência até a plataforma da Estação São Joaquim.

    Confira no vídeo abaixo:

    Por volta das 9h, a situação tinha sido totalmente normalizada nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. O Metrô informou para a rádio CBN que está apurando as causas da falha de energia e que não foi um problema da concessionária Eletropaulo, o problema foi interno.

    Declaração de ocorrências

    O Metrô colocou a declaração de ocorrências no site (http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/declaracao-ocorrencias.aspx), referente a falha de energia na Linha 1-Azul, para quem precisa entregar como justificativa no trabalho.

    Leia também: Motoristas e cobradores de ônibus suspendem paralisação para esta tarde

    Avaliação do serviço

    O aplicativo Move Cidade do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) fornece ferramentas para avaliar questões importantes do sistema de transporte, como pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação e outros quesitos do Metrô e da CPTM, além dos ônibus e ciclofaixas.

    Ao dar nota para as rotas que utiliza, você ajuda a produzir dados para pressionar o poder público por melhorias, além de informar outros usuários sobre a qualidade de cada modalidade de transporte.

    Baixe o aplicativo disponível para Android no link goo.gl/wEHXnR e ajude a melhorar o transporte público.

    Redes Sociais

    Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais:

    Facebook: https://www.facebook.com/mobilidadesampa
    Twitter: https://twitter.com/MobilidadeSampa
    Instagram: https://www.instagram.com/mobilidadesampa

    Deixe um comentário