Estrada de Ferro Sorocabana será tema de palestra na CPTM

Quem perdeu a oportunidade de assistir as palestras do projeto “Memória Ferroviária”​ terá mais uma chance para aprofundar o conhecimento sobre a história da Estrada de Ferro Sorocabana.

Na próxima segunda-feira, dia 29, das 19h às 21h, o professor Lucas Mariani Corrêa falará sobre “A expansão da malha da Estrada de Ferro Sorocabana no início do século 20”, no auditório do Centro de Controle Operacional, na Estação Brás da CPTM.

O workshop traçará um panorama do processo de desenvolvimento da Sorocabana, no início do século XX. A empresa expandiu seus trilhos ao longo de um vasto território e tornou-se uma das mais importantes estradas de ferro não só para São Paulo, mas também para a região Sul do país, já que fazia a ligação entre as cidades dos dois estados.

A operação ferroviária era fundamental para o escoamento dos gêneros de diversas atividades econômicas, principalmente agrícola e extração primária. Neste cenário, a Sorocabana teve importância econômica, política e sociocultural, pois ao longo dos anos, além de dinamizar a economia do interior do estado, também foi uma grande impulsionadora urbana já que ao longo de seu traçado, desenvolveram-se diversas cidades e povoados

A quarta palestra do ciclo projeto Memória Ferroviária é aberta aos empregados da CPTM e ao público. Para participar gratuitamente, é preciso se inscrever pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br.

A iniciativa celebra os 25 anos da CPTM e os 150 anos da São Paulo Railway Company, primeira ferrovia de São Paulo, promovendo palestras com especialistas sobre o tema.

Lucas Mariani Corrêa é professor graduado e mestre em História pela Universidade Estadual Paulista, onde atualmente desenvolve sua tese de Doutorado. Faz pesquisas sobre a história e o patrimônio ferroviário e integra o grupo de Pesquisa Memória Ferroviária. Também atua como editor de dossiês na revista Faces da História.

Projeto Memória Ferroviária

Palestra: A expansão da malha da Estrada de Ferro Sorocabana no início do século 20
Data: segunda-feira, 29/05
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório Centro de Controle Operacional, Estação Brás da CPTM
Inscrição Gratuita pelo e-mail marketing@cptm.sp.gov.br

Deixe um comentário