19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Moovit lança raio-x sobre transporte público nas principais cidades brasileiras

O Moovit, aplicativo de transporte número 1 no mundo, revela nesta semana um levantamento exclusivo sobre o transporte público e o hábito de seus passageiros em dez cidades brasileiras. Trata-se do recorte local do Relatório do Transporte Público 2016, material que traz a primeira análise significativa de Big Data do setor a registrar milhões de viagens e trajetos nas mais diversas cidades no mundo.

Com dados inéditos sobre mobilidade, como tempo de espera em pontos e estações, o estudo traça diversas tendências e comparações com um grande número de amostras, com o objetivo de organizar informações sobre o trânsito e auxiliar a sociedade e prefeituras.

“Estamos orgulhosos em poder compartilhar essa primeira amostra tão completa e localizada com os brasileiros. Extraímos dados da nossa comunidade de editores, composta por mais de 150 mil pessoas ao redor do mundo, além de uma base mundial de usuários com mais 50 milhões de passageiros. É muito bom quando a tecnologia e a colaboração se unem. Esse é o poder do Big Data, que queremos transformar em utilidade pública”, afirma Yovav Meydad, VP de Produtos e Marketing da Moovit, que veio ao Brasil para participar da quarta edição da Semana UITP América Latina, da União Internacional de Transporte Público (UITP), maior organização global dedicada a este setor de atividades.

Os dados, que cruzam informações de uso e respostas de uma pesquisa feita via aplicativo, compõem um retrato diversificado de como os brasileiros se deslocam em 10 grandes cidades e mostram resultados contrastantes entre eles.

Foram consideradas informações referentes a tempo de espera, tempo total de viagem, percentual de passageiros que passam mais de duas horas em seu trajeto e números de baldeações nos seguintes centros urbanos: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O relatório coincide com a marca de 100 cidades brasileiras já atendidas pelo aplicativo. No mundo, são mais de 1.200 cidades, em 75 países diferentes. De origem israelense, o Moovit completou seu primeiro ano de operação (2013) com 3 milhões de usuários ao redor do mundo.

No ano seguinte, os usuários quadruplicaram, com 12,5 milhões utilizando o aplicativo e, no passado, ultrapassaram os 32 milhões. O Moovit chegou a 52 milhões de usuários no final de 2016, considerando uma média de 2 milhões de downloads do aplicativo por mês.

Tendo o Brasil como um dos principais mercados do Moovit no mundo, a empresa quer agora repetir esse sucesso em outros países da América Latina. Por isso acaba de contratar o executivo Juan Palacio, que responderá como diretor regional para Latam. Sua missão será liderar o crescimento na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. No Brasil, o country manager Pedro Palhares continua como líder no país.

Duração das viagens

Considerando que a geografia do local, o tamanho da população e a infraestrutura do transporte público são fatores que impactam no trânsito, é natural que o tempo de deslocamento casa-trabalho sempre varie de uma cidade para outra.

Por isso, o estudo procurou primeiramente entender quanto tempo os passageiros passam se deslocando, todo dia, usando ônibus, trem, metrô, VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) ou BRT (Bus Rapid Transit) para fazer esse trajeto.

Enquanto Curitiba comprova a fama de “cidade modelo” em mobilidade no país, com tempo médio de viagem de 72 minutos (considerando ida e volta do trabalho), em Recife e Brasília essa média sobe para 96 minutos, sendo o maior tempo do ranking brasileiro.

É na capital pernambucana, aliás, que está o maior percentual (34%) dos que levam mais de duas horas para fazer esse trajeto diariamente. Em Curitiba, essa participação não é nula, mas está bem abaixo: 21% dos que responderam levam mais de 120 minutos para ir e voltar do trabalho todos os dias.

A seguir, os dados da duração média dos deslocamentos diários no transporte público em dias úteis (considerando ida e volta):

Recife – 96 minutos
Brasília – 96 minutos
Rio de Janeiro – 95 minutos
Salvador – 94 minutos
São Paulo – 93 minutos
Fortaleza – 89 minutos
Belo Horizonte – 85 minutos
Campinas – 77 minutos
Porto Alegre – 74 minutos
Curitiba – 72 minutos

Tempo de espera em paradas e estações

A cidade pior colocada no ranking que mediu o tempo de espera em pontos e estações é Salvador, com média de 33 minutos. Com uma distribuição bastante específica, a capital federal vem logo depois, registrando média de espera diária de 28 minutos.

Onde menos se espera? Pelo menos entre as dez analisadas, Rio de Janeiro e Curitiba são as que melhor performaram nesse quesito, com média de 19 e 17 minutos, respectivamente.

Aqui estão os dados do tempo médio de espera nas cidades brasileiras pesquisadas:

Salvador – 33 minutos
Brasília – 28 minutos
Recife – 27 minutos
Fortaleza – 24 minutos
Campinas – 23 minutos
Belo Horizonte – 23 minutos
Porto Alegre – 20 minutos
São Paulo – 19 minutos
Rio de Janeiro – 19 minutos
Curitiba – 17 minutos

Distância média das viagens

Nas cidades pesquisadas, as distâncias percorridas durante um trajeto feito pelo Moovit (via ônibus, trem, metrô ou outro transporte público) giram em torno de 7 a 15 km. Entre as capitais, Brasília é a que tem a maior distância (15 km) média percorrida e também o maior percentual (50%) de pessoas que percorrem mais de 12 km por trajeto.

A capital mineira, que vinha tímida e bem colocada nos outros quesitos, aqui aparece na terceira posição, ao lado de Recife e logo depois do Rio de Janeiro, com distância média de 9 Km por dia.

O curioso é que São Paulo, que apresentava uma das distâncias médias de viagem mais baixas em comparação com as outras cidades ao redor do mundo, no ranking global, aqui não está muito atrás da líder.

A seguir, as distâncias médias percorridas por trajeto (em dia útil) em cada uma das cidades brasileiras.

Brasília – 15 km
Rio de Janeiro – 12 km
Belo Horizonte – 9 km
Recife – 9 km
Campinas – 8 km
Salvador – 8 km
São Paulo – 8 km
Curitiba – 7 km
Fortaleza – 7 km
Porto Alegre – 7 km

Baldeações por trajeto

Quanto maior a cidade, maior a possibilidade de fazer combinações (de meios ou de linhas) para se chegar mais rápido ao destino. E quanto maior a chance de “encurtar” ou “agilizar” a rota, mais as pessoas estão propensas a fazer essas trocas.

Com isso, o percentual de pessoas que fazem algum tipo de baldeação pelo menos uma vez durante o trajeto é bem alto em São Paulo, assim como em Fortaleza (66%) e no Rio de Janeiro (62%). São Paulo, aliás, também é líder no ranking dos que mais fazem pelo menos duas baldeações por dia (25%).

Porto Alegre é a que possui o maior número de viajantes diretas – ela registrou o menor percentual de baldeações, com 50% dos respondentes afirmando pegarem pelo menos uma no trajeto.

São Paulo – 66%
Fortaleza – 66%
Rio de Janeiro – 62%
Brasília – 61%
Curitiba – 61%
Salvador – 59%
Campinas – 58%
Recife – 56%
Belo Horizonte – 53%
Porto Alegre – 50%

Para conferir o relatório completo, clique aqui.

Sobre o Moovit

O Moovit simplifica a mobilidade urbana ao redor do mundo, permitindo utilizar o transporte público de forma mais fácil e inteligente. Com 55 milhões de usuários, é o aplicativo de transporte número um no mundo, tendo sido selecionado pelo Google como um dos melhores aplicativos de 2016.

Ao combinar dados de operadoras de transporte público e de órgãos oficiais com informações fornecidas em tempo real pela comunidade de usuários, oferece aos passageiros um cenário em tempo real e percursos mais rápidos.

Usuários podem enviar relatórios durante a viagem, informando sobre o nível de lotação ou limpeza do veículo, por exemplo, e outros alertas para ajudar os demais passageiros a terem uma experiência melhor de viagem.

O Moovit gera cerca de 200 milhões de dados pontuais por dia, o que representa atualmente a maior fonte de dados de trânsito do mundo. Esses dados são combinados com contribuições de mais de 150.000 editores locais, conhecidos como “Mooviters”, que ajudam a mapear e manter atualizada as informações sobre o trânsito local em cidades que, se não fosse essa tecnologia, estariam sem cobertura.

O Moovit está disponível e gratuito para baixar em iPhone, Android e web app em mais de 1.200 cidades localizadas em 75 países.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS