Exposição Corte & Recorte mostra o olhar de jovens sobre o empreendedorismo na Linha 4-Amarela

Fotos e esculturas contam histórias inspiradoras de empreendedores; iniciativa do Instituto Reciclar tem apoio da ViaQuatro, do Ministério da Cultura e patrocínio da Cielo

166
empreendedorismo

Com apoio da concessionária ViaQuatro, a exposição fotográfica Corte & Recorte – Olhar Empreendedor entra em cartaz na Linha 4-Amarela do Metrô a partir deste domingo, dia 23. Imagens poéticas e esculturas propõem um diálogo entre arte e empreendedorismo com o objetivo de motivar adolescentes a refletir sobre suas escolhas profissionais. “Luz e Sombra, corte e recorte, arte e empreendedorismo. Sempre é possível dar um passo à frente e não ficar no mesmo lugar”, afirma o curador Paulo Emílio Lisboa sobre a mostra, que passará pelas estações Paulista e Faria Lima.

As fotografias são de autoria de jovens formados pelo Instituto Reciclar, organização não governamental que atua no desenvolvimento de adolescentes de comunidades da zona Oeste de São Paulo. “Todo o projeto foi pensado para que os jovens do Reciclar fossem os protagonistas da exposição e pudessem ampliar suas oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e carreira”, conta Renata Ruggiero Moraes, diretora executiva da organização não governamental.

Empreendedorismo

Ao todo, 30 jovens atendidos pelo Reciclar em 2016 fizeram parte do projeto, apoiado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela Cielo. Durante dois meses, eles participaram de palestras, visitaram exposições e debateram questões relacionadas ao tema central da exposição – empreendedorismo. A formação dos jovens foi realizada na Foto Conceito – Escola de Fotografia. Divididos em cinco grupos, eles buscaram histórias de empreendedores de sucesso, estudaram os casos e os transformaram nas fotografias da exposição, com acompanhamento do fotógrafo Arthur Rampazzo Roessle e direção de fotografia de Carina Zaratin.

A partir das histórias retratadas pelos jovens, a artista Líria Varne deu vida às esculturas em papel, lincando a arte com o empreendedorismo. “Todo artista é um empreendedor, olha para a vida de forma particular, acredita em suas ideias e as coloca em prática”, comenta. As trajetórias de pequenas e médias empresas estão retratadas na Corte & Recorte, que traduz em imagens poéticas sentimentos e emoções presentes na vida de seus empreendedores, como perseverança, coragem, liberdade, visão, transformação, resiliência.

Sobre o Instituto Reciclar

O Instituto Reciclar é uma organização sem fins lucrativos que atua há 21 anos na formação socioemocional dos jovens da Zona Oeste de São Paulo. Com o propósito de “Desenvolver potenciais. Inspirar transformações sociais” e um modelo de atuação inovador, baseado no aprendizado na prática, o Reciclar já beneficiou mais de 500 jovens, tendo inserido 80% deles no mercado de trabalho.

Serviço

Estação Paulista – De 23 de abril a 12 de maio
Estação Faria Lima – De 14 de maio a 02 de junho

Deixe seu comentário