A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito nas imediações da Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira e Avenida Santos Dumont, região de Santana, Zona Norte da cidade, das 00h01 às 23h59 de segunda-feira (01/05), para a realização do evento do Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador “1º de Maio da Força Sindical 2017”. Estima-se a presença de 92.000 pessoas.
Alterações
00h01: Interdição da Avenida Santos Dumont, entre a as avenidas Braz Leme e General Pedro Leon Schneider;
A interdição será estendida gradativamente, conforme a demanda de público, para os trechos entre a Avenida Braz Leme e Rua Santa Eulália; e entre a Avenida Braz Leme e a Praça Campo de Bagatelle.
A interdição da Rua Voluntários da Pátria, entre a Rua Darzan e Avenida General Pedro Leon Schneider, poderá ocorrer conforme demanda de fluxo de público e aglomeração de pessoas nos acessos para a área do evento.
20h00: Liberação parcial da Avenida Santos Dumont (sentido Santana);
23h59: Liberação total da via;
Alternativas
Avenida Santos Dumont (sentido Bairro): ruas Paineira do Campo, Voluntários da Pátria, Alferes Magalhães, Avenida Cruzeiro do Sul e Ponte Governador Orestes Quércia, indicada principalmente pra quem trafega no sentido Santana, pelo eixo Norte/Sul, e/ou como destino à zona noroeste da cidade ou as rodovias Bandeirantes, Anhanguera ou Castelo Branco;
Avenida Santos Dumont (sentido Centro): Avenida Cruzeiro do Sul, alça de acesso da ponte para a Marginal Tietê, Avenida Assis Chateaubriand e Ponte das Bandeiras;
Avenida Olavo Fontoura (sentido Casa Verde): Avenida Assis Chateaubriand (Marginal Tietê);
Avenida Olavo Fontoura (sentido Santana): Avenida Braz Leme;
Rua Voluntários da Pátria (entre a Rua Darzan e a Avenida General Pedro Leon Schneider): Avenida Cruzeiro do Sul;
Em virtude da realização do evento, estará suspenso excepcionalmente neste domingo (01/05), o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte na Avenida Santos Dumont, Avenida General Pedro Leon Schneider e Avenida General Ataliba Leonel (entre as ruas Doutor Zuquim e Voluntários da Pátria). O retorno será realizado na Avenida General Ataliba Leonel com Rua Doutor Zuquim.
A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.
Recomendações ao Público
· Respeite a sinalização;
· Dê preferência ao uso de transporte público (Metrô, Ônibus e Táxi), pois a oferta de vagas de estacionamento na via pública é limitada;
· Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
· Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
· Não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
· Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
· Procure conhecer previamente as vias de acesso e locais para estacionamento;
· Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento;
Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador
1º de maio é considerado o Dia do Trabalhador. Um feriado que mostra muito mais que apenas um dia de descanso, mas sim um dia de conscientização aos trabalhadores para enxergarem seus direitos e deveres e não apenas um objeto que serve para trabalhar incansavelmente a seus patrões. Um feriado que surgiu em 1889 em Paris, na França, depois que um grupo de trabalhadores se reuniram para melhorias no trabalho, contra as condições desumanas ao qual trabalhavam. Foram as ruas para mais direitos, humanidade e reivindicar que as horas de trabalho mudassem de treze horas para oito horas. Depois dessa luta a favor de seus direitos trabalhistas a data de 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalhador e virou um símbolo dos trabalhadores do mundo todo.
Com a influência dos imigrantes europeus a data foi introduzida no Brasil pelo presidente Artur Bernardes. Em 1° de maio de 1943 o presidente do Brasil na época, então Getúlio Vargas consolidou as leis do trabalho e também os reajustes do salário do trabalhador eram feitos nessa data. O Dia do Trabalhador foi feito para mostrar os direitos do cidadão.