A DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S/A) concluiu nesta quarta-feira, 12/4, a etapa final do processo de substituição das pontes de embarque e desembarque da Travessia São Sebastião/Ilhabela. Dentro do prazo previsto e com a operação mantida normalmente durante todo o tempo dos trabalhos, a Companhia entregou a nova estrutura na margem do continente.
Com isso, todo o sistema de acesso aos flutuantes está renovado, em ambos os lados, já que em novembro de 2015 a DERSA já havia substituído as outras duas pontes que compõem o sistema, uma em cada margem.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Os trabalhos em São Sebastião tiveram início em 7/4, quando o lado de Ilhabela foi concluído e liberado ao tráfego de veículos. Mais de 20 profissionais estiveram envolvidos e se revezaram dia e noite para concluir as obras o mais rapidamente possível, evitando transtornos aos usuários.
Mesmo com apenas uma ponte liberada ao tráfego de veículos, tanto em Ilhabela, cujas obras começaram em 3/4, quanto em São Sebastião, a operação transcorreu sem paralisações ou atrasos na Travessia.
As novas pontes, produzidas em aço galvanizado, mais resistente à corrosão, com proteções laterais mais robustas, ampliam a segurança aos cerca de 5 mil passageiros, 4 mil veículos, 800 bicicletas e 500 motos que são transportados em média diariamente, e conferem mais agilidade ao embarque e desembarque de automóveis, além de melhorar a capacidade de acesso para veículos de carga. O investimento total do Governo do Estado foi de R$ 816 mil.
DERSA em movimento
A partir de agora, o plano de investimentos na Travessia São Sebastião/Ilhabela passa a ser executado nas passarelas de pedestres, que durante o mês de maio também serão substituídas. O investimento total do Governo do Estado é de R$ 595 mil.
A DERSA coloca à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa e telefone 0800 7733 711.