Desde o último domingo, 05/03, os usuários do VLT da Baixada Santista podem utilizar o VLT em novo horário. Agora o atendimento foi ampliado e pela manhã a operação começa às 5h30 – uma hora e meia antes do horário atual e a noite o atendimento terá uma hora a mais, com encerramento das operações às 20 horas. Estão sendo beneficiados mais de 14 mil passageiros que circulam no VLT diariamente nos deslocamentos entre Santos e São Vicente, as principais cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista.
A previsão é de que a partir do próximo mês de abril o horário de operação seja estendido para as 23h30, atendendo inclusive os estudantes das escolas e faculdades do período noturno.
O número mensal de usuários do VLT vem aumentando progressivamente. Começou com 59 mil em junho de 2016, quando o Consórcio BR Mobilidade assumiu oficialmente a operação. Em fevereiro de 2017 já alcançava 270 mil. No final de fevereiro, foi contabilizada a marca de um milhão de passageiros transportados.
O número de usuários/dia, que começou com 2.500, já chega a 14 mil, com previsão de alcançar 30 mil quando as integrações com as linhas de ônibus municipais estiverem consolidadas, no segundo semestre de 2017.
Desde fevereiro, o VLT está operando ao longo das 15 estações projetadas para o primeiro trecho Barreiros – Porto, numa extensão de 11,5 km. São 10 veículos circulando no trecho com intervalos de 10 minutos.
Bicicletário e autoatendimento
No terminal Barreiros, começa a funcionar ainda em março um bicicletário com capacidade para 80 bikes. Paraciclos (estrutura de metal onde a bicicleta é estacionada e presa) estão sendo instalados nas 15 estações do trecho, também com previsão de conclusão no final de março.
Máquinas de Autoatendimento BR Mobilidade estão disponibilizadas em 11 das 15 estações. Lá, os usuários podem adquirir cartões unitários e recarregar todas as modalidades. Os equipamentos ainda não estão disponíveis nas estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto.